violenciadomestica.doc

5999 palavras 24 páginas
Capítulo

1

Introdução às redes de computadores Explicando de forma bem simples, computadores formam uma rede quando estão conectados entre si, permitindo que os dados de um computador possam ser enviados para os demais.
Praticamente todos os computadores modernos estão ligados a algum tipo de rede.
Mesmo um PC doméstico ou de um pequeno escritório, operando sem outros PCs por perto, geralmente tem um modem para acessar a Internet, a rede mundial de computadores. Nos locais onde existem pelo menos dois computadores, é muito vantajoso que ambos sejam conectados formando uma pequena rede. É o caso por exemplo das redes domésticas. Ao ser comprado um novo PC, o usuário pode optar por não se desfazer do PC antigo. Se esses dois PCs forem ligados formando uma rede, será possível que ambos compartilhem uma mesma impressora ou uma mesma conexão com a Internet. Um dos PCs poderá armazenar arquivos no disco rígido do outro. Será possível utilizar certos jogos de forma simultânea, por exemplo, jogos de corrida e luta, cada usuário no seu próprio PC. Até mesmo usuários que possuem dois PCs, sendo um de mesa e outro portátil, é conveniente ligá-los em rede para transferência de dados e compartilhamento de impressora.
Em redes simples, comuns em pequenas empresas, os computadores poderão usar o disco rígido, impressora e conexão com a Internet, centralizados em um computador principal, chamado servidor. Em redes maiores poderão existir inúmeros servidores, centralizando arquivos, disponibilizando impressoras, scanners, unidades de backup, conexão com a Internet e outros recursos, para todos os demais computadores da rede. É possível trocar mensagens (correio eletrônico) entre os usuários dos PCs da empresa, ou mesmo fazer comunicações diretas, em tempo real, usando recursos de som e vídeo.

Redes domésticas

1-2

Como montar e configurar sua rede de PCs

As redes domésticas são formadas por PCs, notebooks, impressoras e conexões com
a

Relacionados