Violencia e indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA E INDISCIPLINA NA ESCOLA
Maria José Baltar de Azambuja Prof. Everaldo da Silva Prof. Iramar Ricardo Paulini Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (PED 0486) – Sociologia Geral e da Educação 18/06/12

RESUMO Atualmente as diversas formas de violência engendradas na sociedade atingem, além dos espaços privados, àqueles de domínio público. Os efeitos destaviolência acabam por afetar todos os contextos institucionais, entre eles, a escola. A sociedade atual apresenta-se cheia de desigualdades sociais, produzindo jovens agressivos, violentos e indisciplinados que agridem por serem agredidos. O mundo passa por grandes transformações; a exclusão, a pobreza, o desemprego e o crescente aumento da violência fazem parte do cotidiano. A sociologia e os sociólogosacreditam na possibilidade de uma sociedade mais justa e humana e buscam explicar as causas e consequências de tanta violência. O homem é um ser social e por tanto vive como tal, produzindo para sua existência e contribuindo para a estrutura social e política da sociedade. Assim, enquanto não houver uma sociedade solidária, com a união de todos os segmentos, enquanto a escola e a família nãoexercerem seu verdadeiro papel na formação dos jovens, enquanto houver preconceito e discriminação, haverá cada vez mais jovens violentos, incapazes de conquistar a cidadania. Palavras-chave: Violência e Indisciplina; Sociedade; Escola.

1 INTRODUÇÃO Pretende-se com este estudo fazer uma abordagem sobre os fenômenos da violência e indisciplina exercida por jovens nas escolas e como tais fatos sãodevidos a problemas de inadaptação, confirmando se essa inadaptação é consequência do meio onde se inserem.

Ao longo deste trabalho serão alvos de reflexão o papel da família na educação, o fenômeno da violência e como ela se registra na sociedade.

Serão também apontadas as causas da violência, sua prevenção e como o educador enquanto profissional qualificado poderá agir na prevenção dofenômeno em questão.

Busca-se compreender ainda a indisciplina e a violência escolar como fenômenos entrelaçados, segundo a percepção de grande parte dos educadores.

2 Em suma, procurou-se aprofundar os conhecimentos em torno desta temática, com o intuito de conhecer como a escola, a família e a sociedade se organiza na gestão desta problemática tão grave nos dias de hoje.

2 VIOLÊNCIA EINDISCIPLINA

Violência é um amplo espectro de danos impingidos a outrem em determinada situação relacional e que pode comportar diferentes alvos: desde a integridade física ou moral, passando pelos bens materiais, até a participação simbólica ou cultural. Michaud (apud Aquino, 2007, p. 63).

Trata-se, portanto de um fenômeno que não reside em apenas um agente, mas que pode decorrer de múltiplosatores sociais.

A indisciplina por sua vez, restringe-se á afronta aos códigos normativos em vigor em determinado contexto institucional específico sem necessariamente o emprego da força, seja pela obscuridade ou rigidez excessiva das normas operacionais e de condutas ali norteadoras (AQUINO, 2007, p. 64)

A violência na verdade envolve a transgressão das regras morais; coagir alguém ou forçá-lo afazer algo que não deseja, envolve a violação de seus direitos, caracterizando o desrespeito com o outro.

Indisciplina, porém, não é um ato imoral, pois ela na maioria das vezes é uma manifestação de revolta por uma situação de injustiça. Segundo Matos e Carvalhosa (2001, p. 12) “A indisciplina é um não fazer, como desobediência ou transgressão à regra. Já a violência implica um fazer: aplicara força ou qualquer forma de coação para se obter o objetivo almejado”.

3 VIOLÊNCIA E SOCIEDADE

Desde sempre o homem exerceu e foi alvo de violência. A história da humanidade é povoada de atos violentos e cruéis.

3 De acordo com Freud (1987, p. 25) “o homem tem uma predisposição inata para a violência, nasce e cresce num ambiente violento, porque também a sociedade é violenta”....
tracking img