Violencia e agressividade no brasil nos dias atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE NO BRASIL

A maior parte das pessoas pensa que a violência se manifesta apenas quando há recurso à violência física, mas não é verdade: a violência engloba também a violência verbal e psicológica. Pode ser praticada por qualquer pessoa, contra qualquer ser. Agressividade é um complemento da violência.
Violência é a conduta que causa dano a outra pessoa, ser vivo ouobjeto. Recusa a autonomia, prejudica a integridade física ou psicológica chegando a atentar contra a vida de outrem. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
A noção de violência afasta-se de força, palavra que no cotidiano costuma estar presente quando se pensa em violência. Enquanto força designa, em termos filosóficos, a energia ou “firmeza” de algo, a violênciacaracteriza-se pela ação devassa, impactante e baseada na fúria, que não tenta dialogar ou fazer prevalecer a sua opinião, apenas o demonstra a partir da violência.
Agressividade é a tendência humana de ter vontade de cometer um ato de violência contra outro humano. Pode se também o conjunto de tendências que se concretizam em condutas que pretendem causar danos a outras pessoas, destruí-las, coagi-las ou atemesmo humilhá-las.
Muitas vezes a agressividade é por motivos religiosos ou culturais comparadas a violência ou destrutibilidade quando, na realidade, os dois últimos são comportamentos patológicos da conduta humana que podem pôr em causa a sobrevivência da espécie enquanto a agressividade é um fenômeno comum no dia-a-dia.
A pessoa agressiva é alguém que reage a tudo como se fosse uma disputa,uma prova às suas capacidades mentais. A competição passa a fazer parte da sua vida e desde cedo se esforça para nunca falhar, nunca ser excluído. Para uma pessoa agressiva por natureza, a crítica é avassaladora.
É importante salientar que a sociedade amplia o conceito de agressividade, chegando ao absurdo de considerar a sinceridade e a autenticidade como resultados de agressividade.
Nasociedade competitiva em que vivemos todas as decisões são tomadas tendo em consideração possibilidade de agressão quando o nosso espaço pessoal é violado. As conseqüências destas ações não são apenas efeitos da agressividade em si como também da culpa resultante.
No entanto deve-se ter em mente que tais comportamentos são úteis no âmbito da reflexão profunda sobre o tipo de reação necessária parademonstrar os verdadeiros sentimentos perante os outros. O obstáculo deste processo passa por descobrir como o fazer sem causar demasiados danos.
Para explicar porque determinadas pessoas reagem de certas maneiras a diferentes situações há a necessidade de citar o complexo de inferioridade, complexo em que alguém acredita completamente, desde a sua infância, que é menos que qualquer outra pessoa. Comoconseqüência a pessoa desenvolve uma personalidade tímida e retraída e em situações sociais tende a criar muita raiva e ódio para se compensar psicologicamente.
Para o desenvolvimento de uma relação sem agressividade são precisas paciência, dedicação e confiança.
Falaremos agora um pouco das violências que mais ocorrem em nosso país.
Violência Doméstica: é a violência, explícita ou velada,literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentescos naturais pai, mãe, filhos, irmãos etc. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além daviolência sexual contra o parceiro.
Pode ser dividida em violência física – quando envolve agressão direta, contra pessoas queridas do agredido ou destruição de objetos e pertences do mesmo (patrimonial); violência psicológica – quando envolve agressão verbal, ameaças, gestos e posturas agressivas, juridicamente produzindo danos morais; e violência socioeconômica, quando envolve o controle da...
tracking img