Violencia sexual e domestica

INTRODUÇÃO

Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher,sogra, padrasto) ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher econtra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.
Muitos casos de violência doméstica encontram-se associados ao consumo de álcool e drogas,pois seu consumo pode tornar a pessoa mais irritável e agressiva especialmente nas crises de abstinência. Nesses casos o agressor pode apresentar inclusive um comportamento absolutamente normal e atémesmo "amável" enquanto sóbrio, o que pode dificultar a decisão da parceiro em denunciá-lo.
É de suma importância o conhecimento sobre a violência doméstica, dos direitos, das leis em vigor, para queos números alaramantes de casos sejam diminuídos para que um dia a violência doméstica não passe mais a ser mais uma das pricipais causas de morte e um problema de saúde pública.

HISTÓRIAViolência e as doenças transmissíveis são as principais causas de morte prematura na humanidade desde tempos imemoriais, com os avanços da medicina, disponibilidade de água potável e melhorias daurbanização a redução das doenças infecciosas e parasitárias, tem voltado o foco da saúde pública para a ocorrência da violência.
Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contrao homem. Um estudo realizado em São Paulo encontrou-se quanto à relação autor-vítima, que 1.496 (81,1%) agressões ocorreram entre casais, 213 (11,6%) entre pais/responsáveis e filhos, e 135 (7,3%)entre outros familiares. Esse mesmo estudo referindo-se acerca dos motivos da agressão, os chamados “desentendimentos domésticos” que se referem às discussões ligadas à convivência entre vítima e...
tracking img