Violencia sexual contra a mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO AO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Direito a uma vida sexual satisfatória livre de violência, coerção ou risco de gravidez não desejada e de adquirir doença, é um dos direitos sexuais e reprodutivos mais básicos da mulher. A violência baseada no gênero existe desde os primórdios, mas só recentemente esta sendo discutida no Brasil e em todo o mundo. Nos últimos anos o tema da violênciasexual vem ganhando espaço em diferentes fóruns de discussão, evidenciando sua relevância e a necessidade de lidar com a questão.
Entidades governamentais e não governamentais e o movimento feminista tem se empenhado nesse debate. Com a celebração do Dia Internacional de Luta pela saúde da Mulher e Dia Nacional da Redução da Morte Materna, o Ministério da Saúde reafirmou a necessidade de desenvolverpesquisas sobre a situação dos serviços que atendem mulheres em situação de violência. Com a necessidade da implantação de serviços de aborto legal nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os países. Porém no primeiro fórum houve concordância quanto a ampliar o conceito para o atendimento integral a mulheres vitimas de violência sexual. Desde então o ministério da saúdepromulgou a norma técnica para “Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes” (Ministério da Saúde, 1999), foi editado um dos números dos cadernos de atenção básica com a temática de “intra familiar: orientações para a prática em serviço” (Ministério da Saúde, 2002).
Em 2005, o mesmo Ministério atualizou, através de uma segunda edição, a normasobre atendimento as vitima de violência sexual (Ministério da Saúde, 2005).
Esses esforços justificam-se devido à elevada freqüência da violência de gênero e, particularmente, da violência sexual. A aceitação social da violência baseada no gênero, no interior da família e fora dela, faz com que a mulher não denuncie, levando a um desconhecimento da real prevalência dessa ocorrência. Entretanto,diversos estudos têm mostrado que a violência sexual é altamente freqüente, sendo que sua prevalência depende fundamentalmente da definição do que seria violência sexual.
A Declaração para Eliminação da Violência contra a Mulher, apresentada pela Organização das Nações Unidas em 1993 define a violência de gênero como sendo “qualquer ato de violência de gênero que resulta ou poderia resultar emdano físico, sexual ou psicológico.
Neste momento, existe um conjunto de questões essenciais à definição de políticas públicas de saúde voltadas à atenção a mulheres vítimas de violência sexual em âmbito regional e nacional, que dependem da existência de dados sistematizados sobre serviços de políticas públicas nesse setor. Ao mesmo tempo, impõe-se a necessidade de identificar quais as atuaisbarreiras à implementação de serviços que ofereçam atenção integral às mulheres vitimas de violência, bem como a possibilidade de dar visibilidade a ações inovadoras.
O objetivo deste trabalho é o enfoque na mulher vítima de violência sexual seus medos e como fica sua integridade. .(o trabalho tem por objetivo ,compreender o processo de atendimento a vítima de violência sexual, abordando os locaisde atendimento no município de Guarulhos)

Não se pode deixar de destacar que a violência doméstica se destacou em função da brutalidade dos numerosos casos de violência conjugal e da impunidade dos agressores. (D’ Oliveira, 1997).
Apenas recentemente a atenção se volta para outras formas de violência, como a sexual (Grossi, 1995) Logo, é fundamental salientar a invisibilidade da violênciasexual na definição do problema da violência doméstica e, conseqüentemente, nos dados levantados para este diagnóstico.

Nota - se que nos estudos ainda existem muitas lacunas no que diz respeito à identificação de casos, ao atendimento prestado as vítimas, falta ainda profissionais qualificados para o primeiro atendimento, que no geral sempre se apresenta primeiro na área da saúde.

Além...
tracking img