Violencia policial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: ALVINO CARVALHO

Violencia Policial, impunidades e mazelas

Aluna: Luana Maria Lopes da Cruz

Teresina, 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------ 3
VIOLÊNCIA POLICIAL ------------------------------------------------------------- ------4
IMPUNIDADE POLICIAL ---------------------------------------------------------------- 6
MAZELAS POLICIAIS -------------------------------------------------------------------- 7
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS -------------------------------------------- ------8
Introdução

Nos últimos anos presenciamosa criação das milícias e grupos de extermínio, que falsamente se julgam justiceiros. O que mais assusta é que a origem destes grupos, na maioria das vezes, é a própria força policial. Muitos destes eram membros de grupos especiais da polícia, amplamente conhecidos pelo uso excessivo da força. Estes grupos especiais acabaram por ganhar reconhecimento da população em geral e também do próprioGoverno, como solução para a onde de crimes, principalmente os mais violentes. No entanto, apesar da aparente sensação de segurança, os números absolutos só aumentaram com o passar dos anos, e começam a diminuir apenas no fim da década.
Neste trabalho vamos tratar da Violencia Policial, um assunto existente em nossa sociedade, abodaremos tambem as impunidades dessas violencias, e as Mazelaspoliciais que é um tema importante mais pouco discutido, onde trata-se das más condições de trabalho dos policais e os problemas que eles se deparam em seu trabalho.

Violência Policial

No dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, violência definiu-se: “qualidade do violento; ato de violentar; constrangimento físico ou moral; uso da força, coação”. A violência se define no sentido lato e maiscomumente utilizado, como um comportamento que visa a causar ferimentos às pessoas ou prejuízos aos bens. Em Direito Civil, a violência caracteriza a coação exercida sobre a vontade de uma pessoa para forçá-la a concordar.

SegundoMichaud (1989), a violência possui um componente subjetivo que varia de acordo com os critérios utilizados: jurídicos, institucionais, valores de grupo, símbolos,entre outros critérios. Nesse sentido, ainda segundo o autor, a violência – ao mesmo passo que se expressa através de critérios subjetivos – pode ser também instrumentalizada através do cálculo racional, sobretudo servindo a fins políticos, como a gestão do terror em regimes autoritários.
A violência policial é um tipo de violência que preocupa cada vez mais os cidadãos, os próprios policiais, osgovernantes, os jornalistas e os cientistas sociais, em parte porque é praticada por agentes do Estado que têm a obrigação constitucional de garantir a segurança pública, a quem a sociedade confia a responsabilidade do controle da violência. Os casos de violência policial, ainda que isolados, alimentam um sentimento de descontrole e insegurança que dificulta qualquer tentativa de controle e podeaté contribuir para a escalada de outras formas de violência. A violência policial, principalmente quando os responsáveis não são identificados e punidos, é percebida como um sintoma de problemas graves de organização e funcionamento das polícias.

As forças policiais têm como princípio ser o instrumento pelo qual o Estado usa de força física para preservar a segurança e ordem pública. O ato deviolência acontece quando o policial utiliza a força para fins ilegais ou, utiliza a força legalizada, no cumprimento do dever, mas de forma excessiva. Com o aumento crescente dos grupos criminosos, e estes ganhando o domínio dos grandes centros populacionais, a polícia, o Estado e até mesmo a população em geral, criou uma idéia de que o combate a estes grupos devia ser mais enérgico. Foram...
tracking img