Violencia nos esportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência no Esporte









SÃO PAULO / SP
2011





Violência no Esporte (Futebol)






Trabalho multidisciplinar com o
tema Violência no Esporte.Assunto: Futebol.






SÃO PAULO / SP
2011


SUMÁRIO



Introdução 3

1 Economia 5

2 Administração 6

3 Jurídico 7

Considerações Finais 10

Bibliografia 11






















INTRODUÇÃO


Como definição de “violência” podemos entender que é um ato ou efeito de violentar, apresentar reação agressiva contra algo ou alguém, etc.Existem várias definições específicas para este problema, porém, neste trabalho será abordado apenas o aspecto da violência nos esportes, especificamente o caso do Futebol.
Dentro de uma competição, há sempre a vontade de todos que a envenvolvam de vencer. E para que um ganhe, é necessário que o outro perca. Este fator pode ser determinante quanto a violência, porque pode gerar revolta,incompreensão ou o perdedor pode se sentir frustrado. Sempre temos que saber como lidar à este fato dentro e fora das “quatro linhas”, porque é natural.
Os esportes que têm mais, de certo modo, “contato físico”, de fato os atletas, ficam mais propícios a utilizar da agressão por “N” motivos, mais a violência, não esta presente apenas pelos praticantes, mas as torcidas normalmente praticameste ato.
Por exemplo no estado de São Paulo, é muito comum nós observarmos em noticiários, que as torcidas (principalmente das grandes equipes) tenham se envolvido em algum tipo de ataque violento à outra. Seja por uma derrota, uma provocação... E faz com que a sociedade geralmente pense que as pessoas que fazem parte das torcidas organizadas sejam vistos como vândalos.
Jádentro de campo, talvez as conseqüências não sejam tão sérias, pois os atletas não têm como utilizar armas, nem objetos que possam servir a tal ponto. Mas a agressão é muito comum, principalmente nos chamados “clássicos”. Estas partidas que tem maior importância, assim como fases finais de campeonatos, têm um planejamento mais organizado quanto as autoridades e aos comandos policiais. Este planejamentoé para que tudo ocorra bem no que deveria ser um espetáculo.






ASPECTOS



• QUE INFLUENCIAM NA ECONOMIA
• QUE INFLUENCIAM NA ADMINISTRAÇÃO
• QUE INFLUENCIAM NO JURÍDICO





























ECONOMIA

A economia é fundamental para um país. Ela é a parte onde os valores gerados vão ficar. E nos esportes a economia estápresente, por exemplo, na renda de estádios, piscinas, quadras, etc, cedidas para clubes que optem por realizarem os torneios nestes locais. Quando existe a violência por parte dos jogadores, certamente é prejuízo para o clube. Pois o jogador vai ficar marcado por este fato, e com isso o valor de mercado dele cai, ou até mesmo ele pode ser banido dos esportes.
Agora quando e por parte datorcida, existem alguns fatores que podem influenciar, Por exemplo:
• Quando o time perde e a torcida se revolta agressivamente, existe o prejuízo que os torcedores fazem no estádio, e casualmente dependendo da proporção deste ato, pode vir a acarretar multas ao clube.
Contudo, quanto ao time, por um exemplo, não tem uma boa colocação na classificação do campeonato, algumas vezes háum outro fator. Não como a violência física, como a visual (protesto em forma de pichação). A torcida pode depreciar o time e simplesmente deixar de comparecer nos jogos sediados, em sua “casa”. Com isso, gera prejuízos para o clube e pode até gerar a incapacitação financeira do time, tanto para se reestruturar no campeonato com a contratação de novos jogadores, ou até mesmo com a reforma do...
tracking img