Violencia nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO DE OPINÃO - TEMA: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
AFETA A QUALIDADE DO ENSINO
A violência nas escolas públicas brasileiras atualmente está descontrolada. São casos e mais casos que vemos na mídia, que são de dar medo. Isso tudo é um horror, por isso, sou totalmente contra a qualquer tipo de violência, pois ela afeta, principalmente, a qualidade de ensino, devido à perda detempo para resolver conflitos nas salas. Em todas as escolas quem sofre bastante com a violência são os professores. De acordo com uma pesquisa da Internacional Stress Management (ISMA), realizada em São Paulo e Porto Alegre, 47% dos professores já sofreram agressões verbais e 11% chegaram a ser agredido fisicamente, isso é realmente um absurdo, assim, fica impossível propiciar um ensino dequalidade.
Com tanta violência nas escolas, acaba afetando a qualidade do ensino dos alunos. Muitos professores cansados de tudo isso, acabam deixando de lecionar, é o que mostra uma pesquisa coordenada por uma pesquisadora; ela aponta que 29% dos professores entrevistados pensam em deixar de lecionar, devido à violência, mas sem professor não existe aluno!
O papel da família, em minha opinião, érealmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os poucos alunos que vão para a escola, em busca de um futuro. Tendo em vista todos os fatos, concluo que, todosprecisam se unir para mudar esse atual cenário. Precisamos investir na prevenção, porque assim, se previne problemas futuros, ou seja, levar esse tema para as séries iniciais, com palestras e debates. Para isso acontecer é essencial à cooperação de todos e o desenvolvimento de projetos e outras medidas para sanar o problema.
Alana Cristina da Silva, 9ºA•.
QUALIDADE DO ENSINO CAI POR CULPA DAVIOLÊNCIA
A violência nas escolas públicas brasileiras é um problema que interfere na aprendizagem do aluno e, infelizmente, essa violência vem se agravando em nosso país. A escola é um lugar para aprender, brincar, fazer novos amigos e não para ser saco de pancadas. O grande problema dessa violência é o fato do aluno não conseguir se concentrar nas aulas, consequentemente suas notas caem, issoé culpa da violência, porque os alunos ficam com medo e faltam nas aulas. No caso dos agressores, jogam papeizinhos nos outros, conversam muito e não param sentados.
Obviamente, não podemos pensar em violência apenas como agressões físicas cometidas contra uma pessoa, já que outros conflitos e instabilidades geram, às vezes, traumas mais danosos às pessoas e ao ambiente. Um bom aluno quandocomeça a andar com pessoas “encrenqueiras”, começa a falar mal ou bater-nos outros e isso o faz desviar dos estudos, porque, segundo os alunos, os que fazem tarefas e trabalhos são chamados de “nerdes” ou “CDF’S”M coisa que ninguém quer ser chamado.
É impossível os alunos terem um bom desempenho, sendo que há um clima horrível de violência ao redor deles, para o aluno aprender bem, ele tem queter prazer de ir à escola e não ter medo de ir e ser roubado, agredido e ainda, por cima, correr o risco de ser baleado. Algumas medidas poderiam ser tomadas pelos diretores para acabar com a violência. Proporcionar palestras para os alunos se conscientizarem daquilo que estão fazendo, colocar psicólogos nas escolas para orientar os alunos e seus pais e evitar trocas de salas para que não hajacontato entre os alunos. Tomando algumas dessas medidas, portanto, as escolas poderiam ter maior rendimento e os alunos seriam menos violentos.
LUIZ HENRIQUE FARIA MARINS, 9ºA••.
A AUTORIZAÇÃO PARA A VIOLÊNCIA
O assunto dos últimos tempos, em todos os cantos do Brasil, é a maneira como vem crescendo o número de ocorrências de violência nas escolas que, de formas diversas tem atingido a vida de...
tracking img