Violencia intra familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP

VIOLÊNCIA HUMANA E VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

SÃO PAULO
2012

UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP

VIOLÊNCIA HUMANA E VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) apresentada à Prof° Dr.° Jaqueline de Oliveira Santos, para obtenção de nota referente ao segundo semestre de 2012 (3º e 4º semestres de Graduação em Enfermagem de 2012).


SÃO PAULO2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO E METODOLOGIA 5
3. FAMÍLIA 6
3.1 DEFINIÇÃO 6
3.2 A FAMÍLIA AO LONGO DA HISTÓRIA 6
4. VIOLÊNCIA HUMANA 8
4.1 ORIGENS DA VIOLÊNCIA 8
4.2 AGRESSÃO 9
4.2.1 EXPLICAÇÕES BIOLÓGICAS DA AGRESSÃO 9
4.2.2 EXPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DA AGRESSÃO 10
4.2.3 HIPÓTESE DA FRUSTRAÇÃO-AGRESSÃO 11
4.2.4 FATORES QUE INFLUENCIAM A AGRESSÃO 11
4.2.5 PREVENÇÃO ECONTROLE DAS AGRESSÕES 11
4.2.6 FATORES AMBIENTAIS ESTIMULADORES DA AGRESSÃO 12
4.2.7 FATORES PESSOAIS QUE INTERFEREM NA AGRESSÃO 13
4.3 FATORES SOCIAIS QUE DESENCADEIAM VIOLÊNCIA 14
4.4 INFLUENCIA DA MÍDIA NA MANIFESTAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E JOVENS 16
4.5 INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA MANIFESTAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ADULTOS 17
5. VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR 18
5.1 TIPOS DE VIOLÊNCIA 19
6. ENFERMAGEM EFAMÍLIA 20
6.1 AVALIAÇÃO DA FAMÍLIA 21
6.2 INDICAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DA FAMÍLIA 21
6.3 CONTRA INDICAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DA FAMÍLIA 21
6.4 INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM 21
7. CONCLUSÃO 23
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

1. INTRODUÇÃO

A família, como um sistema circular, tem seus componentes interligados e interdependentes, que para viverem em conjunto precisam seguir uma série de pontosimportantes, como o respeito e a compreensão. A família não se limita a um grupo de pessoas que tem em comum laços de sangue. O conceito é mais amplo. Uma família é um grupo de pessoas que tem características comuns, que se “consideram família” e não só pai, mãe e filhos.
Entretanto neste sistema circular podem ocorrer conflitos, causados por diversos motivos, como raiva, inveja, super-proteção,autoritarismos, entre outros. Conflitos esses que pode tornar a família, futuramente, mais unida ou o oposto extremo: desunida e afastada.
O que leva o ser humano a ser violento é uma pergunta muito complexa. Frustrações, decepções, traição, angústia, exclusão, solidão, falta de oportunidade, desestruturação, e outros fatores podem contribuir ou serem decisivos para o desenvolvimento da violênciahumana. Violência esta se define por “Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um acto qualquer; coacção” (PRIBERAM, 2012)1, é agressão (física ou verbal), é forçar algo, etc.
A enfermagem, como uma profissão que lida com o ser humano de um aspecto tão próximo que pode chegar a ser “íntimo”, tem notória importância no desenvolvimento da ajuda para pacientes (e\oufamiliares) que estejam passando por períodos de frustrações, decepções (etc.) que possa desenvolver futuramente uma postura violenta. O diálogo e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar (tendo ênfase a (o) psicóloga (o)) pode ajudar muito na solução destes problemas.
Cabe a enfermagem principalmente, compreender, avaliar e adaptar, quando possível, as rotinas da instituição aopaciente/familiares, ou contribuir para adaptação deles á instituição para que as dificuldades sejam sanadas ou diminuídas.
Esta pesquisa tentará discorre sucintamente sobre os assuntos citados até aqui.


2. OBJETIVO E METODOLOGIA

O objetivo desta pesquisa é explanar sobre assuntos que envolvem a família, tentando ressaltar ou explicar os motivos que podem levar à violência do ser humano e entre entesmuito ligados, que é a família. Tentaremos também pontuar a postura/papel da enfermagem frente a situações delicadas e estressantes como essa.
Metodologicamente falando, inicialmente, após a disposição do tema da pesquisa pela professora em questão (já citado), nos reunimos para a divisão de tarefas, que foi o momento quando decidimos a função de cada componente do grupo. Após isso, pesquisamos...
tracking img