Violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC


Departamento de Ciências da Educação - DCIE


Curso de Pedagogia













Título do Projeto: Violência Escolar: como solucionar este problema?






Autor (a) /E-mail: Patrícia Leite Cerqueira
patinhacerq@hotmail.com





Área de conhecimento/Capes/CNPq: 90192000 SOCIAIS E HUMANIDADESTempo de execução: 6 meses



Local de execução: Ilhéus/BA.











Ilhéus, 29/05/2012.


RESUMO:


Este projeto de pesquisa visa explicar de forma sucinta o que é violência e quais os efeitos que ela pode causar, na vida dos escolares. A violência é um fenômeno que cresce de forma alarmante, além de atingir os espaços privados, também tem estadopresente nos domínios públicos. Os efeitos desta violência afetam de forma significativa todos os contextos institucionais, entre eles, a escola. Ao estudarmos sobre questões referentes ao fenômeno violência, procura-se ter como ponto de orientação um conceito ampliado do mesmo, visto que este sempre é percebido como danos físicos ou materiais. Para se entender melhor pode-se conceituar violência:como uma realização determinada de relações de força, tanto em termos de classe social, como em termos interpessoais. Já a violência escolar contribui de forma prejudicial à aprendizagem. Para a socióloga Mirian Abramovay como forma de tentar solucionar este problema as escolas deviam por em prática o tema aqui estudado, mas as mesmas acham que há um desconforto em discutir tal assunto, já queagressividade e o medo não combinam em nada com a sala de aula que está direcionada a ter um papel construtivo e pacificador. Por fim conclui-se que como prevenção as instituições devem ter em seus regimentos normativos, regras que as tornem, um espaço seguro, que ajudem no sucesso da vida de seus filhos e que mudem os olhares da sociedade, para que as mesmas voltem a serem respeitadas.
.Palavras chave: ambiente escolar; violência; consequencias; perspectivas de solução.


INTRODUÇÃO

A violência tem ganhado grande destaque na imprensa; Há uma busca desenfreada por notícias que se relacionem ao fenômeno.
É violência contra o menor, incapaz de se defender, violência à mulher que é agredida pelo próprio companheiro, a violência escolar, onde o aluno espanca ocolega e não se contentando com isto ainda filma e expõe nas redes sociais, como se tivesse feito algo de bom.
Quando se trata de violência escolar, a situação se complica ainda mais, seja nas escolas públicas ou privadas; Mas em destaque estão as instituições públicas que estão marcadas por uma série de dificuldades, ancoradas principalmente nas precárias condições educacionais. No entantoao lado dessa realidade, podem-se observar práticas, e a procura de respostas que possam solucionar o fenômeno aqui discutido. Diante disso como podemos modificar toda essa situação, se muitas vezes não conseguimos identificar os reais motivos para que tudo isso aconteça.
Para muitos se trata de um problema coletivo, da sociedade e para outros é apenas um problema institucional.Muitas vezes e sem motivo aparente as coisas acontecem. Um olhar reprovador do professor pode justificar que o aluno cometa atos de violência? Talvez, não.
O seu meio social é motivo para que ocorra desajuste psicológico? Nem sempre.
Mas como achar de quem é toda a responsabilidade deste problema, que massifica cada vez as instituições educacionais.
Surge uma dúvidaem questão, quais as principais causas da violência escolar a partir das perspectivas dos atores do processo de escolarização?




































OBJETIVOS:



Geral

Quais os verdadeiros motivos que fazem os índices de violência crescer de forma alarmante nas escolas municipais?
Quais as principais causas de violência escolar a partir...
tracking img