Violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA













SÍNTESE













IGARASSU,
NOVEMBRO/2011

ERIZANGELA SANTOS




































PROFESSORA SÂMEA FRANCESCHINI









IGARASSU,
NOVEMBRO/2011

INCLUSÃO NA ESCOLA

Inclusão é proporcionar uma educação voltada para todos, de forma que qualqueraluno que dela faça parte, independente deste ser ou não portador de necessidades especiais, tenha condição de conhecer, aprender, viver e ser, num ambiente livre de preconceitos que estimule suas potencialidades e a formação de uma consciência crítica.
A escola inclusiva é aquela que se organiza para atender alunos não apenas ditos “normais”, mas também os portadores de deficiências, a começar porseu próprio espaço físico e acomodações. Salas de aula, bibliotecas, pátio, banheiros, corredores e outros ambientes são elaborados e adaptados em função de todos e não de uma grande maioria. Mas, o principal pré-requisito não reside nos recursos materiais, já difíceis de serem obtidos por todos os estabelecimentos de ensino. O principal suporte está centrado na filosofia da escola, na existênciade uma equipe multidisciplinar eficiente e no preparo e na metodologia do corpo docente.
De acordo com a lei 9394/96 da LDB(Lei de Diretriz e Bases) a educação inclusiva é oferecida a alunos portadores de necessidades educativas especiais em escolas comuns do ensino regular, fazendo adaptações para receber esses alunos adaptando seus recursos didáticos, seu ambiente escolar, e suas praticaspedagógicas quando necessário utilizar serviços de apoio para a melhor adequação do aluno. A educação especial é de direitos de todos aqueles que precisam de um ensino especializado e é dever do estado garantir esses direitos. As escolas regulares sabendo a diversidade das necessidades devem adaptar o currículo e suas práticas a serem utilizadas por cada aluno, pois ninguém chega a um mesmoentendimento. A educação especial surge também com a proposta de inteirar e preparar pessoas portadoras de necessidades especiais para a vida em sociedade.
A inclusão só poderá acontecer realmente quando o professor e toda a equipe que faz parte do funcionamento da escola, desde a direção até o servente, mudarem sua atitude em relação ao lidar com a diferença, aceitando-a, estabelecendo novas formas derelação, de afetividade, de escuta e de compreensão, suspendendo juízos de valores que abarcam pena, repulsa e descrença.











VIOLÊNCIA NA ESCOLA


A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas.
A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão daordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.

Tipos de violência

Contra o patrimônio: é a violência praticada contra a parte física da escola. É a depredação do bem publico, como pixar, quebrar carteiras, portas e etc.

Violência doméstica: é aviolência praticada por familiares ou pessoas ligadas diretamente ao convívio diário do adolescente, geralmente no ambiente familiar, pelo pai, mãe, irmãos, tios, primos e etc.

Violência simbólica - É a violência que a escola exerce sobre o aluno quando o anula da capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. A violência simbólica é exercida pela sociedade quando esta não écapaz de encaminhar seus jovens ao mercado de trabalho, quando não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da criatividade.

Violência física – Brigar, bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar, espancar, pancadaria, Ter guerra com alguém, andar armado e, também participar das atividades de guangues.

O que é o Bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por...
tracking img