Violencia escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O assunto a ser abordado é sobre a violência escolar, exercida pelos jovens nas escolas. Não é um fenômeno recente, sempre existiu e vem se tornando a cada dia um grave problema social.

Asociedade brasileira vem se deparando constantemente com o aumento das violências nas escolas, sendo em diversos episódios envolvendo agressões verbais, físicas e simbólicas aos atores da comunidadeescolar. O aparecimento de armas nas escolas, até mesmo armas de fogo, que na maioria das vezes são usadas para impressionar os colegas e também para intimidá-los, o uso de drogas em geral maconha,cocaína, craque, incluindo o álcool e o cigarro levam as transgressões vitimando alunos e professores produzindo violência.

As causas de violências nas escolas pode se destacar como externos einternos. Sendo fatores externos: explicações de ordem socioeconômica, agravamento de exclusões sociais, raciais e de gêneros, perda de referencial entre os jovens, tráfico de drogas, desestruturaçãofamiliar e a perda dos espaços de sociabilidade. Sendo assim a escola torna-se vítima de situações que fogem de seu controle. Fatores internos: a defasagem de séries e idades dos alunos, o sistema deregras e normas da escola, falta de projetos políticos e pedagógicos, a quebra da convivência interna, o desrespeito entre alunos e professores, a má qualidade de ensino, carência de recursos humanos emateriais e ainda grande dificuldade que existe de estabelecer relações entre alunos, a comunidade e a escola.

Estamos num mundo dominado pela violência, se fizéssemos uma análise do ensino onúmero de insucessos escolares e abandono é muito grande. A escola é fundamental para o pleno desenvolvimento do indivíduo, devendo ser um dos contextos sociais que estimule as habilidades intelectuais,as habilidades sociais e a absorção crítica dos conhecimentos produzidos em nossa sociedade. A escola deve ser importante no tempo presente e no tempo futuro, sendo referência para o aluno de um...
tracking img