Violencia domestica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência Doméstica
Tem várias definições, mas pode-se considerar que é “Toda a violência física, sexual ou psicológica, que ocorre em ambiente familiar e que inclui, embora não se limitando a maustratos, abuso sexual de mulheres e crianças, violação entre cônjuges, crimes passionais, mutilação sexual feminina e outras práticas tradicionais nefastas, incesto, ameaças, privação de liberdade eexploração sexual e económica”.
A Violência Doméstica tem sido analisada e compreendida segundo diversas perspetivas teóricas. Com base nelas, tem-se procurado identificar os fatores associados à suaorigem.
Esta perspetiva defende que a violência acontece devido às características do agressor e da vítima; isto é, só acontece violência se a pessoa que agride tiver características pessoais que otornam violento; e se a pessoa que é agredida tiver características que favoreçam a sua sujeição à violência.

-Do tipo de violência: física, psicológica ou/e sexual, económica, …
Na maior parte dassituações, não há apenas um tipo de violência, podendo acontecer todos eles em simultâneo.
Quanto mais abrangente é a violência, mais gravosas são as consequências.
 
- Da frequência e duraçãoQuanto mais continuados são os comportamentos violentos e quanto maior for o período da relação com violência, maiores serão os danos.
 
- Da intensidade / gravidade
Quanto mais traumáticas são asagressões e quanto mais graves são as lesões ou danos provocados, mais profundas serão as suas consequências.
 
- Das características individuais da vítima:
- Quanto mais frágil é a vítima, maiorespoderão ser os danos;
- Quanto mais nova, maior é a probabilidade de afectar o seu desenvolvimento;
- Quanto maior for a dependência - afectiva, social, económica, habitacional - mais repercussõesterá no bem-estar da vítima e maior será a dificuldade em se libertar do agressor.
 
- Do grau de intimidade e de ligação existente
Quanto mais íntima é a relação entre agressor e vítima e quanto...
tracking img