Violencia domestica no brasil: crianças e adolescente sob ação de adultos desiquilibrados

Páginas: 11 (2542 palavras) Publicado: 29 de maio de 2011
| |

[pic]
[pic]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Orientação de TCC II

 
 
 
 
 
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL: CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOB A AÇÃO DE ADULTOS DESEQUILIBRADOS
 
 
 
 
o segredo do sucesso éestudar
Integrantes:
EDCLEIDE DE LIMA MELO
IVANEIDE ALVES DA SILVA
KARLLA INAKIEB BATISTA DE CARVALHO LACERDA

Professores Avaliadores:
ELEUSA MARIA LEÃO

 
 
 
 
 
Cidade: Serra Talhada
Data: 04/2010
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Este trabalho trata da questão da violência doméstica brasileira. Enfoca-se, enquanto vítimas, crianças e adolescentes. Traz-se à tona a contemporaneidade dadiscussão sobre a problemática, mostrando-a como tendo gênese remota. Mostra-se a multiformidade da prática do fenômeno e os efeitos ocasionados sobre as vítimas. Também se propõe estratégias de intervenção à prática. No constructo deste trabalho, lançou-se mão de literatura específica, conseguida em acervos públicos e particulares, como também em consultas feitas a sites da Internet.Palavras-chave: criança, adolescente, violência doméstica
INTRODUÇÃO
     Não são raras as ocasiões onde se verifica a presença da violência nas relações familiares, também não raras são as ocasiões onde tal violência, ainda que estupefante, passa despercebida. Tanto as maneiras como essa violência se cristaliza quanto o porquê do gozo de impunidade, na grande maioria dos casos, por parte dos seusprotagonistas, leva à confecção deste trabalho.
     Diante desse quadro nefasto, objetiva este trabalho, de maneira geral, discutir as diversas formas de violência que perpassam as relações familiares e, de maneira específica, entender os porquês da agressão e, principalmente, da impunidade que gozam grande parte dos que agridem.
      Assim, este trabalho trará, inicialmente, uma breve abordagem sobre aorigem remota e a atualidade de discussão da violência doméstica; em continuidade, promoverá discussão acerca dos males que se abatem sobre as vítimas dessa violência e, por fim, sugerirá interferências possíveis no fenômeno discutido.
DESENVOLVIMENTO
I - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: UMA QUESTÃO ATUAL DE ORIGEM REMOTA
 
 A violência contra crianças e adolescentes (chamada aqui VDCA) acompanha atrajetória humana das relações sociais e, principalmente, familiares. De acordo com Camargo apud Algeri (2006, p. 2), “os exemplos de violência praticados contra a infância estão presentes na História, na Mitologia, na Antropologia e nos Processos Religiosos”.
 Duas são as formas de violência existentes contra a criança e o adolescente: a violência intrafamiliar e a violência doméstica. A segunda, que éalvo de discussão desse trabalho, inclui pessoas que não desfrutam de função parental, mas que convivem no espaço doméstico.
 É equívoco atribuir à desigualdade social a causa da violência doméstica, pois segundo Algeri (2006, p. 3), “[...] as estatísticas começam a realçar a violência contra a criança e o adolescente como um fenômeno universal e endêmico, sem distinção de raça, classe social,sexo ou religião”. Assim, a apreensão do fenômeno da violência doméstica não ocorre senão pela ótica da complexidade. Sobre isto, pondera Neumann (2000, p. 1):
 
 Vários teóricos ofereceram definições sobre o tema, no entanto nenhuma teoria conseguiu refletir a conceituação global do fenômeno. Porém, estes estudos possibilitaram uma ampla discussão, havendo uma adesão de outras ciências, como aPsicanálise, a Pediatria e a Psicologia. 
 
  Entendendo ser necessário estabelecer definição para o fenômeno, lança-se mão aqui de Guerra (1998, p. 32 - 33), que tanto possibilita identificar a verticalização de poder exercida pelos responsáveis por crianças e ou adolescentes quanto traz à tona as consequências desse ato:

                    
Representa todo ato de omissão, praticado por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças e adolescentes expostos a violência doméstica
  • Violencia domestica contra criança e adolescentes
  • Violência doméstica contra criança e o adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • Violência doméstica contra crianças e adolescentes
  • Violencia Domestica Contra Criança e Adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!