Violencia domestica infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Abuso contra a criança e o adolescente é um tema atual e polêmico, mostra como o país trata suas crianças, com falta de direitos e assistência social, refletindo assim em uma infância conturbada e confusa.
Realizamos esse estudo visando analisar suas causas e conseqüências.


JUSTIFICATIVA

Atualmente, cresce o interesse por pesquisas que focalizam problemas sociais(violência, pobreza, saúde, políticas públicas, etc.) e a maneira como as crianças se desenvolvem sob estas condições que se tornam tão adversas.
As crianças formam um grupo mais exposto e vulnerável à violência. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são considerados ‘crianças’ os indivíduos até 12 anos de idade incompletos.
A violência em todos os seus aspectos além de deixarmarcas físicas, deixa seqüelas emocionais, prejudicando com isso o aprendizado, as relações sociais, e o desenvolvimento físico, mental e emocional. Os fatos mais expressivos na vida das pessoas como um todo ocorrem no ambiente familiar, são nelas que acontecem as descobertas como, a afetividade, a sexualidade, e a formação de identidade moral e social. E é com o convívio com os pais, irmãos e demaisparentes que se aprende e se desenvolve boa parte dessas capacidades que são essenciais para a vida adulta.
Porém neste mesmo contexto ocorrem as mais variadas formas de violência contra a criança.
Nenhum tipo de violência contra crianças é justificável, nem mesmo como forma de disciplina, e todos esses tipos de violência podem ser prevenidos.
Este tipo de violência ainda prevalece em todos ospaíses do mundo e está presente em todas as culturas, classes, níveis de escolaridade, faixas de renda e origem étnica.
Sendo assim há de se assegurar por conseqüência, o direito da criança a uma educação não violenta garantindo que não sejam submetidas a estes atos, violando seu direito fundamental ao respeito, proteção e a dignidade.

METODOLOGIA

Apresentaremos uma pesquisa exploratória acerca da Violência Doméstica Infantil, e os materiais utilizados para o desenvolvimento deste trabalho. Utilizamos para isto pesquisa nas bibliotecas; Uninove, Biblioteca Virtual Uninove, PUC São Paulo, Cress, a forma escolhida para o desenvolvimento deste projeto foram através de levantamento de artigos científicos das revistas Serviço Social & Sociedade, Serviço Social & Realidade. Noqual serão analisados e compreendidos os fatores que ocorrem à violência doméstica infantil.
Este projeto possui uma abordagem de caráter exploratório, contexto social, e o relacionamento de dados de outros pesquisadores.
A fase inicial do trabalho está centrada na pesquisa bibliográfica, no qual teremos um maior embasamento teórico a respeito da violência domestica infantil.
Analisamos dadosque dizem respeito à incidência a prevalência, e o impacto da violência doméstica infantil, discutindo os objetivos, e a necessidade de conhecer de forma mais aprofundada, para a partir de então intervir nesta realidade, criando estratégias que possam identificar e evitar um desfecho fatal ou traumático para essas vítimas.

DESENVOLVIMENTO
Podemos definir a violência contra criança comoqualquer ação ou omissão que provoque danos, lesões ou transtornos a seu desenvolvimento. É caracterizado por uma relação de poder, o adulto é o mais forte, manda e tem que ser obedecido, e a relação de gênero também estão presentes. Sabemos que a maior parte dos casos de violência contra a criança acontece no espaço em que ela costuma passar mais tempo: seu lar, sua casa.
Os tipos de agressão infantilsão diversos. Os mais comuns são a violência física, a psicológica e a sexual. Segundo dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), de 1999 até 2007, foram registrados 28.840 casos de agressão física, 28.754 de violência psicológica e 16.802 de abusos sexuais em todo o país.
De acordo com dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na...
tracking img