Violencia domestica contra criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Aguina Correia de Andrade
Alessandra Ferreira Batista dos Santos
Ana Paula Barbosa Venâncio
Dione Guilherme Simão
Leslie Patrícia Rodrigues

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Campinas

2010
Aguina Correia de Andrade
Alessandra Ferreira Batista dos Santos
Ana Paula Barbosa Venâncio
Dione Guilherme Simão
Leslie Patrícia RodriguesVIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento às exigências do PAC do Instituto Souza Campos para integralização dos créditos do curso de Pedagogia.
Orientadora: Joseleni Cristina de Alencar

Campinas
2010SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................................4
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica..................................................6
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica por negligência........................ 6
Indicadores físicos na vítima de violência domésticasexual...................................... 6
Indicadores físicos na vítima de violência doméstica psicológica............................... 7 Metodologia..................................................................................................................8Cronograma.................................................................................................................9
Referências bibliográficas..........................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este tema foi escolhido porque é um dos problemas que mais tem afligido a comunidade escolar.
Este trabalho objetiva apresentar o que vem a ser violência doméstica, e como se caracterizam, suas causas e conseqüências. Destaca também os danos que aviolência doméstica pode causar na vítima tanto física, quanto psicológica e seus distúrbios na educação, como também o envolvimento da família, suas características e comportamento da vitima.
A violência doméstica praticada por pais ou responsáveis, é muito comum na maior parte do mundo, inclusive no Brasil e vem preocupando e mobilizando profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral.
É umabuso de poder do mais forte (adulto) contra o mais fraco (criança/adolescente).
Um fator importante desta violência é que as crianças vitimadas podem tornar-se adultas que vitimizarão seus filhos.
Uma criança que devido à violência doméstica necessite de atendimento hospitalar, normalmente foi vítima de violências menos severas sem que a comunidade denunciasse, ou seja, a escola, o centro desaúde, a igreja e a vizinhança. A omissão em não denunciar os casos de violência contra criança e adolescentes, pode ocasionar sequelas físicas e emocionais para o resta da vida e a própria morte. Marcas visíveis que a violência doméstica pode deixar: um sinal ou sintoma é motivo de alarme, um conjunto de sinais indica a ocorrência de violência doméstica. Raramente uma prova se apresenta sozinha.Para isso, temos que estar atentos e vigilantes para sinais desta violência.
É dever de todos, denunciar qualquer tipo de Violência contra crianças e adolescentes, conforme determina a Constituição Federal no seu artigo 227 parágrafo 4º. e o Estatuo da Criança e do Adolescente – ECA no artigo 4º, prevendo não só para os que praticam a violência como também para os que se omitem em não denunciá-la.Violência doméstica contra criança e o adolescente incluem toda ação ou omissão praticados por seus pais, parentes ou responsáveis, causando-lhes algum tipo de dano. Essa forma de violência representa um abuso do poder em relação à criança e ou adolescente, que ao invés de protegê-los, coloca-os em risco.
Os tipos de violência domestica são: bater, beliscar, espancar, puxar orelhas e...
tracking img