Violencia contra a mulhher e a intervençaõ do assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

maria aparecida alves vargas

PROJETO DE INTERVENÇÃO:
Promover maior compreensão de seus direitos as mulheres no combate a violência doméstica

Belo Horizonte
2011

maria aparecida alves vargas

PROJETO DE INTERVENÇÃO:
Promover maior compreensão de seus direitos as mulheres no combate a violência domésticaTrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório II.

Orientadora: Rosane AP. Balieiro Malvezzi

Belo Horizonte
2011

1- Apresentação
Este projeto de intervenção tem como objetivo promover as mulheres vítimas ou não de violência doméstica, uma maior compreensão de seus direitos, e órgãos públicos aqual devem procurar no combate e erradicação da violência doméstica, mulheres estas que procuram os benefícios da Assistência Social no Plantão Social da Regional - Venda Nova em de Belo Horizonte, MG.

O projeto será realizado no audidório da Regional-venda Nova, situado na Rua Padre Pedro Pinto, 1055, Bairro Venda Nova. O Plantão Social oferece atendimento aos moradores de vários bairros, quecompõem sua área de abrangência. Realizo meu Estágio Curricular Obrigatório no Plantão Social, de segunda à sexta, das 13:00 às 17:00 hs, desde o dia 25/07/2011.

O Plantão Social foi instituído através da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social que se encontra dentro da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte para atender as deliberações da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) quetem como objetivo: Acolher, proteger, promover e incluir a população com problemas de subsistência do município direcionando assim as ações da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Colaborando para a melhoria das condições de vida dos usuários e minimizando os fatores de risco pessoal e social, opera com a concessão de benefícios em caráter emergencial e realiza orientações eencaminhamentos, também tem como objetivo garantir e potencializar o acesso dos usuários aos seus direitos.

JUSTIFICATIVA
Realizo estágio no Plantão Social de Venda Nova desde o Primeiro estágio curricular-2011, neste período durante a realização do atendimento as mulheres que procuram os benefícios do Plantão Social, muitas relatam que sofrem de violências físicas e verbais de seus maridos,companheiros, filhos, ou de irmãos, e não sabem como agir ou onde procurar ajuda, relatam também que sentem medo da reação dos mesmos quando as mesmas (usuárias do Plantão Social) forem solicitar ajuda.

O projeto procura levar as mulheres usuárias do Plantão Social uma maior compreensão de seus direitos, e órgãos públicos a qual devem procurar no combate e erradicação da violência doméstica desenvolvendomeios que as auxiliam no reconhecimento, combate e denúncia.

A violência doméstica e familiar como está inserida na Lei Maria da Penha é qualquer ação ou omissão praticada contra a mulher baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral, (artigo V da Lei 11.340/06- Lei Maria da Penha), à mulher deve ser garantido o respeito, a valorizaçãobasseado nestes propósitos é que este projeto irá ser executado.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Levar uma maior compreensão as mulheres usuárias do Plantão Social de seus direitos, e órgãos públicos a qual devem procurar no combate e erradicação da violência doméstica.
Objetivos Específicos
Melhorar a qualidade de vida.
Estimular e elevar a auto estima.
Informar seus direitos junto aosórgãos e instituições.
PÚBLICO ALVO
30 (trinta) mulheres de várias faixas etárias, usuárias do Plantão Social, sendo ou não vitimas de violência doméstica.
METAS
buscar atingir uma meta de abranger as 30( trinta) mulheres;
Garantir que se tenha uma boa compreensão de seus direitos;
Orientar qual os meios e serviços junto aos órgãos e instituição, procurarem quando se sentirem ameaçadas;...
tracking img