Violencia contra mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trinta antos de pesquisas sobre
violências contra mulheres no Brasil

Miriam Pillar Grossi e Rozeli Maria Porto[1]
O tema da violência contra a mulher foi um dos temas privilegiados pelo movimento feminista brasileiro ao longo dos últimos trinta anos, servindo como articulador do campo militante com o campo das pesquisas acadêmicas. Já na segunda metade da década de 70, algumas dasprimeiras manifestações públicas do nascente movimento feminista no Brasil tiveram como objeto o protesto contra os julgamentos de mulheres assassinadas por seus companheiros que, em geral, resultavam na absolvição dos réus sob a alegação da defesa da honra. Estas mobilizações foram precedidas pela importante pesquisa de mestrado, defendida em 1975 na Unicamp de Mariza Correa, publicada em 1983,Morte em Família. Este trabalho e seu primeiro livro, Crimes da Paixão (1981) forma inspiradores tanto para as manifestações feministas como para a realização de uma primeira leva de pesquisas acadêmicas sobre o tema das violências contra as mulheres, desenvolvidas no decorrer dos anos 80 (Pontes, 1986; Gregori, 1988; Grossi, 1988). É também na virada da década de 70 para a década de 80 que surgemno Brasil as primeiras organizações feministas com o objetivo de lutar contra as violências sofridas pelas mulheres, os SOS Mulher. Estas organizações feministas atendiam mulheres em situações de violências conjugais e foi a partir da experiência destes serviços são criadas, a partir de 1985, sob pressão do movimento, as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), local que é hoje o campoprivilegiado de pesquisas sobre este temática.
Apresentamos neste artigo alguns resultados relativos à pesquisa realizada pela equipe[2] do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da Universidade Federal de Santa Catarina (NIGS/UFSC) intitulada Mapeamento Nacional de Pesquisas e Publicações sobre Violência contra Mulheres, pesquisa que teve o apoio institucional da Fundação Ford e contou com osuporte de quinze pesquisadoras de todas as regiões do Brasil. Ao longo do ano 2004 fizemos um detalhado levantamento de trabalhos de pós-graduação (teses e dissertações) e monografias de final de curso e projetos de iniciação científica realizados na graduação, produzidos no Brasil nos últimos trinta anos (1975-2005) sobre o tema das violências contra as mulheres, desenvolvidos em diferentesáreas de conhecimento.
Na primeira fase da pesquisa, após definirmos o foco da investigação, ou seja, a violência afetivo conjugal (que é também definida por algumas autoras como violência de gênero) fizemos a divulgação através da Internet de nossa pesquisa[3].
Neste momento fizemos também um levantamento através de bancos de dados como o da CAPES e IBICT, de sites de universidades e depublicações especializadas como o BIB (Boletim Informativo de Ciências Sociais da ANPOCS), a localização dos trabalhos e a identificação de bibliotecas e instituições a serem visitadas na etapa posterior.

NA SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA FIZEMOS VISITAS IN LOCO EM BIBLIOTECAS E NÚCLEOS DE PESQUISA, NAS CINCO REGIÕES DO PAÍS. DURANTE A REALIZAÇÃO DA PESQUISA NESTES LUGARES, DE JULHO A DEZEMBRODE 2004, FIZEMOS ENTREVISTAS COM 17 PESQUISADORAS QUE SÃO RECONHECIDAMENTE DE REFERÊNCIA SOBRE A TEMÁTICA DO FEMINISMO, GÊNERO E VIOLÊNCIA.

Na terceira etapa de nossa pesquisa, foi elaborado um banco de dados com o acervo recolhido, composto, a princípio, por duas centenas de trabalhos – hoje são mais de 300 - produzidos em várias áreas de conhecimento. Esse banco de dados estará em brevedisponível para consulta no site do NIGS (www.nigs.cfh.br).
A quarta Etapa efetivou-se sobre a análise do material e elaboração de um relatório final. Os resultados da pesquisa estão sendo publicados em dois livros: um com artigos de análise do material recolhido e outro com as entrevistas realizadas com estas pesquisadoras[4].
Recolhemos em nossa pesquisa 34 teses de doutorado, 146...
tracking img