Violencia contra idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular III
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR III




















Relatório de Estágio Curricular III


INTRODUÇÃO


O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS pólo Delfino Magalhães foi implantando em 2005 e compreende um território com abrangência de 19 bairros são eles: Villa Sion I e II, Alto da BoaVista, Duque de Caxias, Santo Antonio I, Santo Antonio II, Jardim Palmeiras I, Jardim Palmeiras II, Novo Delfino, Vila Anália, Jardim Olímpio, Nossa Senhora de Fátima, Conjunto Bandeirantes, Vila Fênix, Veneza Parque, Colorado, Vila Camilo Prates, Vila Camilo Prates Prolongado, e Delfino Magalhães.
O território com no pólo Delfino Magalhães mais de 47 entidades que compõem a rede socioassistencial. OCRAS se localiza em uma região de grande concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Desde sua implantação o CRAS vem divulgando e intensificando seus objetivos junto à comunidade, por meio das associações de moradores e da rede sócio-assistencial, fazendo parcerias com os profissionais de saúde e da educação, inserindo as famílias nos programas governamentais, desenvolvendogrupos sócio-educativos, além de oferecer oficinas e cursos profissionalizantes.














DESENVOLVIMENTO

A Constituição Federal de 1988 definiu que a Assistência Social junto com a saúde e a previdência seria o tripé da seguridade social, prevendo o acesso de todos á proteção social. Todo esse processo teve repercussões com a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e naconstrução da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2044.
O CRAS faz parte da proteção social básica, sendo considerado a “porta de entrada” para o SUAS e tem por objetivo prevenir a violação dos direitos, enquanto que a proteção especial atua quando os direitos já foram violados.
O CRAS – Centro de referência de Assistência Social do Pólo Delfino Magalhães, onde ocorrerá a ação têm suaimplantação desde dezembro de 2005 e se localiza em uma região de grande concentração de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Sob a coordenação de Rita de Cássia Rodrigues Santos, funciona em dois turnos: matutino e vespertino, atendendo hoje aproximadamente 3.500 famílias, oferecendo a estas famílias atendimentos psicológico e social, além de cursos de geração de emprego e renda,educação informal, grupos de convivência para famílias, crianças, gestantes, e atividades voltadas para a cultura, lazer, arte e esportes. Atualmente são 19 bairros de abrangência do território, são eles: Villa Sion I e II, Alto da Boa Vista, Duque de Caxias, Santo Antonio I, Santo Antonio II, Jardim Palmeiras I, Jardim Palmeiras II, Novo Delfino, Vila Anália, Jardim Olímpio, Nossa Senhora deFátima, Conjunto Bandeirantes, Vila Fênix, Veneza Parque, Colorado, Vila Camilo Prates, Vila Camilo Prates Prolongado, e Delfino Magalhães. Inserindo-se num contexto de inovações da política de Assistência Social brasileira. O CRAS executa serviços de inovações de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio-assistenciais. Como atividades desenvolvidas executam: a Casa do Brincar,Projovem Adolescente, Conviver Idoso, Bolsa Família, BPC – Benefício de Prestação Continuada, Acompanhamentos Psicossocial, PAA – Programa de Aquisição de alimentos. Conta com uma equipe técnica formada por 12 profissionais sendo eles: 01 coordenador - graduado em Serviço Social, 03 Assistentes Sociais, 02 Psicólogas e 01 auxiliar Administrativo, 01 auxiliar em serviços gerais e quatro outrosfuncionários de apoio.
Percebe-se que desde a implantação o CRAS vem intensificando seus objetivos junto à comunidade, por meio das associações de moradores e da rede sócio-assistencial, possibilitando parcerias. Oferece: Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). Este é o principal programa de Proteção Social Básica, do SUAS (2004, portaria nº78) pelo MDS, tendo com objetivo de desenvolver...
tracking img