Violencia contra idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI - Cimatec
CURSO CST LOGÍSTICA

ANA CÁCIA ARAÚJO
ERICA PATRICIA SILVA RIBEIRO
JOSEMAR ANDRÉ SANTOS CHAGAS
MARIANA SOUZA DE JESUS

IDOSOS: COMO VIVEM E COMO SÃO VISTOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA

Salvador
2011

ANA CÁCIA ARAÚJO
ERICA PATRICIA SILVA RIBEIRO
JOSEMAR ANDRÉ SANTOS CHAGAS
MARIANA DE JESUSIDOSOS: COMO VIVEM E COMO SÃO VISTOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao SENAI Cimatec, como exigência de avaliação parcial da disciplina de Redação
Profº Maria Conceição.



Salvador
2011

IDOSOS: COMO VIVEM E COMO SÃO VISTOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA

Tema:

O preconceito vivido pelos idosos no Brasil.

Título:

Idosos: como vivem e como são vistos pela sociedadebrasileira

Objetivo:

Ressaltar a importância das pessoas aceitarem a sua idade, e, principalmente chamar atenção para os inúmeros preconceitos sofridos pelos idosos brasileiros.

Justificativa:

Em decorrência da visível crise de aceitação por parte de muitos brasileiros no que diz respeito ao envelhecimento e a maneira atroz como muitos idosos são tratados no Brasil.
É válido debatersempre que possível e nos mais variados meios de comunicação - informações contra o preconceito em relação aos idosos.
Esse trabalho busca justamente quebrar mitos referentes à terceira idade. Além, de esclarecer dúvidas corriqueiras com relação aos direitos dos idosos.

Metodologia:

Esse trabalho foi elaborado através de pesquisas realizadas em livros, artigos científicos retirados desites, entrevistas com idosos e filmes.
Após a leitura do material pré-selecionado ficou definido que o trabalho será estruturado da seguinte forma: Uma breve introdução a cerca da previdência social, logo em seguida será feito um recorte sobre o Estatuto do Idoso.
Ainda na ordem será apresentado um mix com os diversos autores pesquisados incluindo o texto base de Jorge Felix.
E por fim seráexposta a conclusão da equipe sobre o tema em questão.

IDOSOS: COMO VIVEM E COMO SÃO VISTOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA

Introdução

É considerado idoso pessoas com 60 anos de idade ou mais. Em 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso, onde leis específicas tentam garantir os direitos aos idosos.
Além disso, a Previdência Social disponibiliza a aposentadoria por idade. Ou seja, um direitoque a terceira idade possui para garantir a sustentabilidade financeira após anos de contribuição.
Porém, muito ainda precisa ser feito para que os direitos já conquistados possam ser respeitados pela sociedade e até mesmo pelos órgãos competentes.
É triste e não muito raros os noticiários que relatam maus tratos envolvendo idosos, no qual, muitas vezes os principais réus são os própriosfamiliares das vitimas.
Por Lei os ônibus possuem assentos exclusivos para os idosos. Entretanto, o desrespeito e a falta de educação da população fazem com pessoas ignorem o aviso e a Lei explicita nos assentos. Assim sendo, quem deveria ocupar o lugar muitas vezes viajam em pé, correndo um grande risco de cair e sofrer sérias lesões, já que o físico de uma pessoa idosa é bem mais vulnerável do que àde uma pessoa jovem.
Contudo, ainda tem a mídia e as indústrias de cosméticos que direta ou indiretamente transmitem muitas vezes uma visão imprópria e equivocada com relação à velhice.
O culto a “juventude eterna” (como se isso fosse possível), faz com que inúmeras pessoas sintam vergonha da idade que possui. Quando não sai em busca de tratamentos revolucionários e renegam aidade.
A forma como a velhice é entendida, e, como muitos idosos são tratados na sociedade brasileira aumenta o preconceito com os idosos e acaba muitas vezes despertando o medo de envelhecer.
Muitos idosos são abandonados em seus lares, em abrigos ou até mesmo nas ruas. Quando não são explorados pelos familiares que se utilizam de sua aposentadoria e acabam deixando as obrigações de lado, como por...
tracking img