Viol Ncia E A Pr Tica De Artes Marciais Na Educa O F Sica Escolar

2152 palavras 9 páginas
Tema sugerido
(Violência e a prática de artes marciais na educação física escolar)
Foram observadas várias situações inusitadas dentro de uma comunidade escolar, esta, EMEF Jardim Santiago, Hortolândia – SP. A observância as ocorrências deram-se de 04 de fevereiro de 2013 a 18 de setembro de 2014, em horários variados. A EMEF Jardim Santiago é uma escola de tempo integral, localizada na Campinas/ Hortolândia – há 380 metros do complexo penitenciário Professor Ataliba Nogueira.
Essas ocorrências resumem-se, em sua maioria a violências verbais e físicas, o restante fica na cota de vandalismos de diversas categorias e sexualidade precoce. A idade do público atendido varia entre 05 a 12 anos de idade, distribuídos distintamente nas séries inicias do fundamental de 1º ao 5º ano. Esta escola é de responsabilidade da municipalidade de Hortolândia e não atende ao fundamental II – de 6º ao 9º ano que são de responsabilidade do governo do estado.
Verificando as várias ocorrências que são inerentes ao cotidiano desta unidade escolar, nos meados de novembro de 2013, foi instituído, sob a intervenção do Prof. Rodrigo Cambiaghi, na disciplina de educação física, jogos de oposição.
Com a chegada do Prof. Jeferson das Neves e da Profª Lívia Sampaio Pires, foi instituído na disciplina de educação física, além dos jogos de oposição, uma modalidade de arte marcial, o Brazilian Jiu-Jítsu – Jiu-Jítsu Brasileiro.
O público alvo da arte marcial foram as crianças do 5º ano – 10 e 11 anos - estendendo-se a crianças de outras séries inseridas nesta comunidade escolar.
Inicialmente houve um debate entre as partes docentes na disciplina de educação física para argumentar qual a melhor estratégia a ser usada, chegando a um consenso da simplicidade de ensino e construção motora dos indivíduos ali inseridos, além disso houve um consenso na introdução de estratégias e intervenções voltadas a construção do caráter daqueles alunos que não conheciam sequer o que era respeito ao próximo, pois

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas