VIOL NCIA URBANA E PODER PARALELO CRIME DO COLARINHO BRANCO E MACRODELINQUENCIA

1286 palavras 6 páginas
VIOLÊNCIA URBANA E PODER PARALELO

A violência se apresenta nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como agressão contra a mulher, a criança, o idoso. A violência pode ser sexual, política, psicológica, física, verbal, dentre outras.
Em um estado democrático, a repressão controlada e a policia tem um papel crucial no controle da criminalidade. Porém, essa repressão deve ser simultaneamente apoiada e vigiada pela sociedade civil.
A violência urbana, é fato público e notório, na realidade atingiu patamares vergonhosos e insuportáveis, gerando sentimento de insegurança generalizado e sem precedentes, que atinge cidadãos, moradias, escolas, hospitais e o comércio em geral. Nunca os assaltantes agiram com tanta ousadia e desenvoltura como na última década.
O combate à violência urbana não depende de medidas sociais porque ela não é promovida pelos pobres, desempregados, muito menos pelos favelados.
No comando dela está o crime organizado, quadrilhas de traficantes de tóxicos e armas que, na ausência do estado, ocuparam os espaços deixados e formaram verdadeiro poder paralelo. E a organização é tão forte que a realidade demonstrou que alguns chefões continuam no comando mesmo depois de presos.
Conclui-se do exposto que a violência urbana não é uma consequência da pobreza, miséria ou falta de instrução; tão pouco decorre da falta de leis ou da atuação do Judiciário. É ação direta de um poder paralelo que nasceu e cresceu com a tolerância, pelo menos omissão, do Poder Público. Não é possível combatê-lo com medidas paliativas e demagógicas como as que estão sendo anunciadas. É preciso disposição política das três esferas de poder - federal, estadual e municipal. Combater a violência urbana de forma pontual e isolada é o mesmo que tentar matar a árvore só arrancando as folhas. Drogas não nascem nos morros, nem são ali industrializadas; armas não são fabricadas por favelados, nem por crianças desnutridas e sem escola. Tudo vem de fora, até mesmo do país,

Relacionados