Violência e criminalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A sociedade, não só brasileira, mas o mundo em geral, vem sofrendo uma onda de crimes e violência muito grande, que é causa de angústia social, sobressaltos e insegurança e é aconsequência principalmente do desrespeito.
A violência se manifesta por meio do abuso da força, da tirania, da opressão.
Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades maisviolentas do mundo. Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, sequestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no própriolar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex companheiro, etc...
Esses fatos nos levam a abordar nesse trabalho a violência no Brasil,procurando suas causas e/ou consequências e buscando propostas de melhoria.

Causas da violência e da criminalidade no Brasil

"O problema da violência doméstica não é um fenômeno novo;apesar disso só começou a ganhar visibilidade a partir dos anos 70 por força e iniciativa das organizações a favor dos direitos das mulheres, principalmente feministas, que desenvolviam o trabalho emcasas abrigo para mulheres vítimas de violência, tornando-se assim um problema público digno de atenção." (Giddens ,2004:196)

É necessário encontrar as medidas corretas para se diagnosticar aviolência.
  Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é consequência. A violência está muito mais para sintoma social do quedoença social. Aliás, são várias as doenças sociais que produzem violência como um tipo de sintoma. Portanto, não adianta armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policialse a “doença” causadora não for identificada e combatida.
A violência não é uma ação e sim uma reação a outros problemas. É necessário diagnosticar o problema da raiz.
As principais causas da...
tracking img