Violência e agressividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE

Andrea da Silva Pereira
Professora Patricia Marchand
Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia (PED 0476)
21/11/20011

RESUMO

Este paper tem a intenção de traçar os aspectos de agressividade e violência. Pesquisei vários tipos e fatos, que despertam esses sentimentos, prejudicando cada vez mais nossa sociedade. Após esteestudo, fica claro que, existem vários tipos e maneiras de agredir um ser humano, para isso precisamos entendê-lo, e trabalharmos como base, para que não aconteça em nossas salas de aula. Portanto assistir, calar, pensar, envolver-se, é um grande desafio, necessário e urgente.

Palavra-chave:Violência e agressividade.
1 Introdução

Busco através deste paper, relatar sobre esse sentimentoagressividade, que leva o ser humano a tornar-se violento. Refletir suas causas, conseqüências motivos, refletirei a partir da criança, que começa desde muito cedo a demonstrar esses aspectos preocupantes, quando adulto esse sentimento perde espaço para agressão, podendo ser praticado com qualquer pessoa, de várias maneiras, deixando marcas e feridas... Ou machuca o espírito de quem as passa.2 Desenvolvimento

...[“É provável que o maior legado literário deixado pelos gregos tenha sido as tragédias. A tragédia grega é um tipo de drama em que um herói trágico luta contra um fator transcendental, que controla determina fluxo dos acontecimentos. A força desse fator é tanta que sempre se chega a um final trágico no qual o herói sofre todas as conseqüências por desafiar e tentar mudar opoderoso destino. As tragédias costumam suscitar horror e piedade nos leitores ou espectadores e, por isso mesmo, podem ocasionar a chamada catarse, que é uma espécie de purificação através do sofrimento alheio. É justamente por essa característica que nos interessamos tanto pelos acontecimentos trágicos ocorridos na vida real.
Assim como acontece na tragédia grega, a violência também éconstituída de personagens e enredos, que
nos despertam terror, compaixão e empatia. No entanto, de forma diversa, felizmente, a violência pode
ser identificada, combatida e enfrentada por todos que heroicamente lutam para mudar o rumo dessa
história. Para isso, precisamos distinguir e classificar os protagonistas dessa dramática realidade.”]... (Ana Beatriz)
Beatriz Barbosa Silva

Querealidade é essa... que são os”protagonistas”? Como podemos identificar violência ou agressão? A maior parte das pessoas pensam que a violência se manifesta apenas quando há recurso à violência física, mas não é verdade, engloba também a violência verbal e psicológica. Pode ser praticada por qualquer pessoa...protagonista, contra qualquer ser. Agressividade é um complemento da violência e neste trabalhopretendemos demonstrar as diferenças ou semelhanças entre ambas.


Eu acredito que o processo de socialização começa muito cedo, a família é o primeiro grupo social com qual a criança tem contato, nesse período, fazendo ela ter suas características próprias e estimular sentimentos, tanto construtivos ou não, criando sua personalidade.


...[ “Dentro de um conceito mais amplo, podemosafirmar que todos nós já fomos ou seremos vítimas de
bullying, agressão ou algum tipo de violência em algum momento de nossas vidas. Isso ocorre em
função da própria natureza humana: somos seres essencialmente sociais, e onde há relações interpessoais sempre haverá disputa por liderança e poder. É claro que existem lideranças que se estabelecem de forma positiva e acabam por trazer benefícios atodos. No entanto o poder exercido pelos bullies nunca tem tais propósitos altruístas. Eles visam ao poder sempre em benefício próprio, seja para se divertir ou simplesmente maltratar outras pessoas que, de maneira covarde, são transformadas em presas.”]... (Ana Beatriz)


Através das pesquisas realizadas, constatei que existem vários tipos de agressividade em nossa sociedade. Muitas...
tracking img