Violência psicológica em criança e adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA EM CRIANÇA E ADOLESCENTE[1]

Gabriele Marques Maurer[2]

RESUMO

O presente artigo trata sobre um fato preocupante que é a violência psicológica em criança e adolescente. Nesse sentido, apresentam-se algumas situações que estão relacionadas a esse tema. Para isso é necessário que se busque soluções que diminuam esse tipo de violência. Nessa perspectiva, éimprescindível que a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo promova juntamente com as instituições escolares, profissionais como, por exemplo, os assistentes sociais e a sociedade uma parceria, a fim de superar esse tipo de violência ou pelo menos tentar minimizá-la.

PALAVRAS-CHAVE: violência psicológica – criança – adolescente.

ABSTRACT

Denne artikel handler om enbekymrende kendsgerning, at er psykisk vold i child and adolescent. Derfor nogle situationer, der er relateret til dette tema. Dette er det nødvendigt at søge løsninger, at afbøde denne type vold. I dette perspektiv er det vigtigt, at familien som et område af orientering, konstruktion af en enkeltperson identitet fremmer skole sammen med institutioner, fagfolk såsom socialarbejdere og samfund etpartnerskab for at overvinde denne form for vold eller i det mindste forsøge at minimere det.

KEYWORDS: psykologiske – child – teenager.

INTRODUÇÃO

Existe uma realidade inegável e preocupante que diz respeito à violência psicológica em criança e adolescente. Na verdade, esse fenômeno não é novo, mas, com o passar do tempo, está assumindo grandes proporções, pois esse tipo deviolência lidera a lista de violações aos direitos de crianças e adolescentes, segundo estudo que analisou relatos em todo o país sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
A violência psicológica em criança e adolescente pode ocorrer em qualquer classe social, religião, raça. Essa situação é preocupante e isso pode ser verificado no que afirma Freud acerca do temaagressividade: “agressividade é uma forma de pulsão de morte que não foi introjetada como culpa ou sublimada através de uma produção criativa, mas que foi externalizada para outro objetivo fora da psique, resultando num dano moral ou físico” (FREUD apud ZENAIDE, 2003, p. 83).
Azevedo e Guerra (apud MENDES, 2009, p. 21) afirmam: “em que pesem os avanços registrados ao longo da história, tanto noaspecto social como no jurídico, as crianças vítimas de violência, no Brasil, ainda formam um grande contingente [...]”.
Para Costa (apud TRASSI, 2006, p. 207): “empregamos a palavra violência para denominar os atos intencionais que se caracterizam pelo uso da força, pela transgressão às leis que visam o bem comum e o predomínio da crueldade sobre a solidariedade no convívio humano. [...]”.O problema começa com uma dúvida, ou seja, o porquê da agressividade, o que se faz para que haja a violência? Em muitas vezes, a raiz do problema está centrada na educação. Há problemas nos jovens que deveriam ser direcionados para a saúde mental infantil e adolescente e buscar proteção social ou até judicialmente.
Mas o que é violência psicológica? Para Neumann (2000, p. 3): “É oconjunto de atitudes, palavras ou ações para envergonhar, censurar e pressionar a criança de forma permanente, como: ameaças, humilhações, gritos, rejeição e isolamento".
A violência nega o direito de crianças e adolescentes à liberdade e ao respeito, aprisionando seus anseios e transformando-os em “coisas” ao submetê-los ao poder adulto. Esse tipo de agressão pode ser definido por palavras,atitudes, comportamentos e/ou climas negativos instituídos por adultos em torno de criança e/ou adolescente, de forma repetida, extensiva e deliberada. Sendo que o impacto emocional vai além de a capacidade de integração psicológica dos mesmos, resultando em muita perda ao desenvolvimento psico-afetivo, relacional e social dessas crianças e adolescentes. E, que muitas vezes vem acompanhada de...
tracking img