Violência na escola

Páginas: 12 (2865 palavras) Publicado: 28 de março de 2011
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD

Município: Arraial do Cabo
Estado: Rio de Janeiro
Turma: 1001
Pólo: CENAQ
Tutor: Márcio Gonçalves Cardoso
Semestre/Ano: Agosto, 2009

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Artigo apresentado na Disciplina de Estágio Curricular IV ao Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura - EAD, da Universidade Luterana doBrasil, como requisito parcial para conclusão de Curso.



ADIR FIRMO ALVES CUNHA


AGRADECIMENTOS


Agradeço,


A Deus, que é meu grandeamigo e protetor. Aquele que me dá saúde,
Determinação e sabedoria para vencer mais uma etapa em minha vida;



Ao meu Tutor Márcio Cardoso, pelo empenho e
atenção;



À minha família, que se faz presente no meu dia a dia, confiando na minha
capacidade, incentivando meu dom e demonstrando tolerância e afeto. A todos
meu muito obrigado.

INTRODUÇÃO
Escola é lugar deeducação, de memória histórica e de socialização do conhecimento produzido pelo homem para a humanidade.
Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a discussão de suas raízes e motivações poderá levar à adoção de medidas que atenuem o problema e possibilitem maior tranqüilidade à comunidade escolar.
Nos últimos anos, os jornais, as revistas, a televisão e osmeios de comunicação de maneira geral têm dado destaque à violência escolar, que longe de tranqüilizar, passou a ocupar a atenção das mais variadas esferas da sociedade e a preocupar as autoridades governamentais.
A imprensa veicula reportagens especiais de todo tipo, tentando explicar as causas dessa crescente onda de violência que tem atingido em cheio as escolas, materializando-se em mortesde alunos e professores. A questão da violência escolar em instituições públicas e privadas de ensino não é exclusividade da sociedade brasileira, ela também atinge países como Japão, os Estados Unidos, revelando as faces alarmantes de tal problema.
Todavia, a violência escolar seria mais um entre os problemas da violência urbana se não fosse o fato de tornar-se cada vez mais constante a presençadentro das escolas de alunos armados, assassinatos de professores e alunos, a vinculação muitas vezes com o tráfico de drogas e a ação cada vez mais violenta da própria polícia.
Nesse sentido, questiona-se: Qual o papel da educação e da escola diante de uma sociedade com características violentas cujos reflexos podem ser sentidos inclusive no ambiente escolar?
A instituição escolar não pode servista apenas como reflexo da opressão, da violência, dos conflitos que acontecem na sociedade. É importante argumentar que as escolas também produzem sua própria violência e sua própria indisciplina.

VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Existem inúmeros comportamentos que são caracterizados como violência. A violência é identificada como criminalidade ou agressão física. Cada vez mais a questão de atosviolentos se amplia significativamente. É muito importante que nos detenhamos um pouco sobre o significado do termo violência.
Não é fácil definir o que é violência. Uma marca que se constitui violência, é a tendência à destruição do outro, a falta de amor e assim a ação situa-se no plano físico, psicológico e ético.
Existem inúmeras manifestações em relação à violência, e a cada dia que passa, vêemadquirindo muita importância em toda sociedade. São muitos os casos, as pessoas envolvidas, expressões e as conseqüências que são, na maioria das vezes, muito graves.
O envolvimento de crianças e jovens está cada vez mais freqüente, e está problemática está aparecendo de forma crescente nos noticiários de rádio e de TV e nas páginas dos jornais.
Mesmo com a grande preocupação de muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!