Violência doméstica contra os idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Brasília

Curso: Direito Disciplina: Pesquisa Jurídica

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA OS IDOSOS

Aluna: Sara Antônia Ferreira Alves

Brasília, Junho

SUMÁRIO

Tema...........................................................................................................................................3 Tema Delimitado.......................................................................................................................3 Problematização........................................................................................................................ .3 Hipótese......................................................................................................................................3Fundamentação Teórica e empírica.............................................................................................4 Bibliografia ................................................................................................................................ 7

Tema: Idosos

Tema Delimitado: Violência Doméstica Contra os Idosos

Problematização

Quais são as causas da violência contra oidoso, quem são os agressores, porque os idosos não denunciam as agressões sofridas, como combater esse grave problema social?

Hipótese

A violência causa profundas conseqüências na base da sociedade que é a família, é um ciclo que precisa ser rompido, se é na família que ela gera as piores conseqüências é nela que deve ser primeiramente trabalhada. O respeito ao idoso precisa ser incutidodesde cedo nas crianças, que cresceram com esses princípios e valores sendo tarefa dos pais e da escola- políticas públicas que viabilizem isso são necessárias. Assim como os pais cuidam dos filhos hoje, amanhã será o inverso; não com sentido de favor mas por preceito legal; pois segundo o estatuto do idoso e obrigação dos filhos proverem as necessidades que estes necessitam, porém esta tarefa temmais chances de ser executada com amor e prazer, se o idoso no passado tenha sido um bom pai ou uma boa mãe não que justifique a violência se o mesmo não o fora; cabe a quem é pai ter a consciência de que suas atitudes hoje determinam o tipo de tratamento que seus filhos iram dispensar aos mesmos na velhice. O cuidado para não cometer excessos e assim não dar origem a um filho rancoroso e vingativo éindispensável.

“A comunidade, também, deve esta atenta e denunciar casos de maus tratos”. [...] (GROSSI; SOUZA, 2003). Esse é um dever de todos, não apenas legal mais também moral; pois ser solidário e contribuir para o bem estar e o fim do sofrimento alheio é um ato de cidadania .

O estatuto do idoso determina, quais são os direitos dos mesmos, pena que a maior parte desses direitosfiquem restritos a teoria, pois na prática não são aplicados. O Estado retribui ao idoso os anos de trabalho onde contribuíram para o crescimento do país com uma aposentadoria irrisória que mal da para suprir suas necessidades com a sua saúde. É necessária a implementação de políticas públicas, e maior atenção dos governantes, enfim um trabalho conjunto da sociedade com o Estado. O Estado deve darmaior atenção a este segmento da sociedade, implementando políticas publicas que possibilite o resgate da dignidade do idoso e do respeito que se deve ter para com os mesmos.

Fundamentação Teórica e empírica

A população idosa no Brasil vem crescendo a cada dia em contrapartida o respeito , a esse elemento importante na sociedade por ser sinônimo de sabedoria e experiência e principalmente porterem depositado anos de trabalho na construção do país no qual vivemos, vem diminuindo, pois pesquisas mostram que a violência domestica contra o idoso vem aumentando de forma alarmante. O idoso tem sido desrespeitado, massacrado isso deixa esta importante parte da sociedade fragilizada. Diante disso, tornam-se imprescindíveis pesquisas e estudos sobre este tema a fim de identificar as causas da...
tracking img