Violência contra o idoso: família x proteção

Páginas: 14 (3251 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
RESUMO

Este artigo científico vem tratar da problemática da violência e maus tratos contra a pessoa idosa, que vem chamando a atenção nos últimos anos não somente em nosso país, como também num âmbito mundial. A violação dos direitos dos idosos, que passam pela rejeição, o preconceito e a discriminação é um desafio a ser superado nas famílias e sociedades. É constatado por pesquisadores eestudiosos do assunto que a violência não é só física e psicológica, como também são espantosas as atitudes de omissão que as famílias vêm tendo com os seus idosos. Este fenômeno é percebido em todas as classes sociais. As formas mais comuns de maus tratos e abusos violentos, segundo esta pesquisa bibliográfica, são os abusos financeiros, psicológicos e o abandono e negligência familiar. O objetivodeste artigo é despertar o interesse de toda população através de uma conscientização de responsabilidade e proteção para com aqueles que tanto merecem nosso cuidado e atenção – os idosos. Com isso colaborar com a execução da lei que ampara e protege os idosos, para que o processo de envelhecer possa de fato ser aceito, como uma etapa da vida de plenitude e não uma doença; sem discriminação erejeição, e que, portanto, a velhice seja enfrentada como algo significativo, pois ser idoso significa ter anos de experiência e acúmulo de sabedoria.

PALAVRAS-CHAVES: VIOLÊNCIA, OMISSÃO, FAMÍLIA E PROTEÇÃO

INTRODUÇÃO

O processo de envelhecimento requer uma atenção especial em virtude de suas modificações biológicas, psicológicas, familiares e sociais, sendo necessária uma maioratenção e efetivação de políticas públicas, voltadas para essa parcela da população.
O sistema capitalista por sua vez, configura-se como excludente, devido ao seu próprio modo de produção, com isso tendendo a desfavorecer os idosos. Já que a lógica do sistema capitalista é tratar os indivíduos como “coisas”, descartando-os quando não forem mais produtivos. (NASCIMENTO, 1997).
O presentetrabalho iniciará com um resgate da fragilidade do idoso no processo de envelhecimento, os maus tratos, as formas de enfrentar a violência social e a família como espaço de proteção, bem como abordará discussões acerca da violência contra o idoso na família e o sistema de proteção.
Dessa forma a temática apresentada destaca os problemas relacionados aos idosos, que se deparam vulneráveis com umasérie de perdas significativas (físicas, sociais, familiares, psicológicas e econômicas), fazendo com que se sintam incapacitados de continuar tendo um relacionamento salutar com o seu próprio ciclo familiar e social, sentindo-se então improdutivos e inúteis.

1. A FRAGILIDADE DO IDOSO NO PROCESSO DE ENVELHECER

Conforme o texto base da C.F (2003, p.28) “O Brasil hoje é um país jovem decabelos brancos.”

O aumento da proporção de idosos na população vem crescendo com o passar dos anos como um fenômeno mundial, segundo dados coletados pela Organização das Nações Unidas - ONU. No Brasil a situação não é diferente e pouco a pouco o mito de que somos um pais de jovens, vai sendo desmentido. Este fenômeno está relacionado a vários fatores como a redução da natalidade, o aumento daexpectativa de vida e intrinsecamente ligada à melhoria das condições gerais de saúde, de acordo com SILVA (1997, p.27):

O combate as doenças parasitárias e infecciosas diminui o risco de morte precoce. Atualmente as mortes na 3ª idade são ocasionadas por doenças degenerativas, como o câncer, hipertensão, estresse ou pela própria ação do homem. E, como o aumento da expectativa de vida na AmericaLatina constitui uma experiência nova, torna-se um desafio para o idoso, já que estas transformações não vêm acompanhadas de políticas sociais compatíveis com qualidade para os mesmo.

Com isso, vale dizer que tais transformações são gerais e podemos perceber em todas as idades levando em conta as características genéticas de cada individuo e consideravelmente o modo de vida de cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Proteção contra raio
  • Violencia contra idoso
  • Violencia contra idosos
  • A violência contra o idoso
  • violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • Violência Intrafamiliar Contra o Idoso
  • O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS: POLÍTICAS SOCIAIS NA PROTEÇÃO DA CIDADANIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!