Violência contra a mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMÍLIAR
A violência contra as mulheres é um dos fenômenos sociais que mais ganhou visibilidade nos últimos anos. Isso se deve a seu efeito devastador sobre a dignidade humana e saúde pública. Não é a toa que em todo o mundo política públicas de repressão á violência doméstica e familiar contra a mulher têm sido prioridade nas agendasgovernamentais.
Deve-se entender como violência contra a mulher qualquer ação ou conduta, baseada no gênero que cause danos e sofrimentos físicos, etc.

A DESIGUALDADE SOCIO CULTURAL É UMA DAS RAZÕES PARA A DESCRIMINAÇÃO FEMININA E PARA A DOMINAÇÃO DAS MULHERES PELOS HOMENS.

O homem brasileiro sente-se dono do corpo e da vontade da mulher e, lamentavelmente, a sociedade é condescendente com aagressividade masculina.
Somos produtos de uma cultura patriarcal que exige obediência, que nos leva a pratica ou à aceitação de um modelo distorcido de autoridade e subordinação, superioridade e inferioridade, poder e submissão.
Por sofrer discriminação, historicamente, a mulher, pelo simples fato de ser mulher, é submetida à violência. Caracterizando essa como violência do gênero, define a lei Mariada Penha.
A violência do gênero é sempre cometida contra a mulher que, no momento em que sofre a agressão, encontra-se em situação de inferioridade em relação ao agressor, que tanto pode ser um homem, como outra mulher (incluindo as relações homoafetivas).

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
“A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma forma de violação dos direitos humanos”.
A violênciadoméstica e familiar contra a mulher está presente em todos os níveis da sociedade, não fazendo qualquer diferença a posição social, econômica ou o grau de instrução dos agressores e das agredidas.
Conceitua violência doméstica e familiar como aquela sofrida pelas mulheres por meio de qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico edano moral ou patrimonial.
O maior número de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher é cometido por homens sejam maridos, companheiros ou namorados das vitimas, por ciúmes ou pela natural prepotência e desconhecimento masculino sobre o universo feminino.
Mas é importante destacar que uma mulher pode também ser agredida por outra no âmbito do lar e da família.

QUEM PRATICA AVIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?
O agressor ou agressora de uma mulher é alguém que possui vínculos familiares ou convive com a vitima no ambiente doméstico. Pode ser também alguém que mantenha ou tenha mantido uma relação de afetividade.
A relação de afetividade ou convivência entre o agressor e a mulher agredida não precisa ser atual, o relacionamento pode já ter terminado. O agressor possa não estaraceitando o término do relacionamento. Esta também pode ser cometida por pessoas com quem a mulher mantenha vínculo temporário, esporádico a eventual.

O AMBIENTE DA VIOLÊNCIA
O PRIMEIRO ambiente da violência é a unidade doméstica, que corresponde ao espaço de convívio permanente da vitima com as pessoas com quem mantém laços afetivos ou de parentesco, como marido, filhos, pais padrastos emadrastas, avós, tios e tias.
O SEGUNDO é o meio familiar, formados por parentes ou aparentados da vitima: uma extensão do primeiro onde a mulher é frequentemente agredida.
O TERCEIRO ambiente no qual a mulher costuma sofrer violência doméstica e familiar e no âmbito de qualquer relação íntima e de qualquer relação íntima de afeto, mesmo depois de cessado a coabitação.

O CICLO DA VIOLÊNCIADOMÉSTICA
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA APRESENTA UM PADRÃO CICLICO MARCADO POR TRÊS FASES:
A FASE DA TENSÃO revela - se no semblante do agressor, no tom de voz, na comunicação, é uma tensão visível e notória.
A FASE DA EXPLOSÃO traz a ira, a reação desproporcional sem aviso ou razão aparente e as agressões físicas: empurrões, chutes, tapas.
A FASE DA LUA-DE - MEL é o momento posterior após a descarga...
tracking img