FACULDADES OBJETIVO








VIOLÊNCIA CONTRA MULHER:
O QUE É VIOLÊNCIA DE GÊNEROS?
ABUSO SEXUAL CONTRA A MULHER: CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS







PROFESSOR ANTONIOCARLOS MONTALVÃO




ALINE OLIVEIRA DA SILVA
GESTÃO EMPRESARIAL
2012/1
1) O QUE É VIOLÊNCIA DE GÊNEROS?
A violência de gênero pode envolver parceiros íntimos, membros da família, conhecidos ouestranhos. Em 1993 a Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres deu a primeira definição oficial da Violência de Género:
Também, segundo o relatório da Situação daPopulação Mundial de 2005, apresentado pela UNFPA (Fundos e Programas da Nações Unidas), “qualquer acto de violência de género que dê ou possa dar origem a danos físicos, sexuais, ou psicológicos ouque provoquem ou possa provocar sofrimento das mulheres, incluindo as ameaças desse actos, a coacção ou privação arbitrária de liberdade, quer ocorram em público ou privada.”
A violência de gênero étambém conhecida como violência contra a mulher, ou doméstica e sexual. A sua incidência recai sobre a mulher e a criança do sexo feminino em quase 80% dos casos.
O fenômeno da violência, na modalidadeora estudada, pode ser explicada como uma questão cultural que se situa no incentivo da sociedade para que os homens exerçam sua força de dominação e potência contra as mulheres, sendo essas dotadasde uma virilidade sensível.
Dessa forma, as violências física, sexual e moral não ocorrem isoladamente, visto que estão sempre relacionadas à violência emocional.
Linda Gordon, apud Heleieth I. B.Saffioti, afirma que a violência não é expressão unilateral do temperamento violento, ela origina-se conjuntamente no seio familiar, ou seja, é formada por elementos que emanam do própio pensamentosocial.
É fato que a violência de gênero, como fenômeno social, encontra-se presente em todas as classes e “tipos” de cultura. Nesse ponto, faz-se mister destacar o conceito de cultura, assentado por... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Violência contra mulher: o que é violência de gêneros? abuso sexual contra a mulher: consequências físicas e psicológicas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viol%C3%AAncia-Contra-Mulher-o-Que-%C3%A9/263987.html

MLA

"Violência contra mulher: o que é violência de gêneros? abuso sexual contra a mulher: consequências físicas e psicológicas" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viol%C3%AAncia-Contra-Mulher-o-Que-%C3%A9/263987.html>.

MLA 7

"Violência contra mulher: o que é violência de gêneros? abuso sexual contra a mulher: consequências físicas e psicológicas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viol%C3%AAncia-Contra-Mulher-o-Que-%C3%A9/263987.html>.

CHICAGO

"Violência contra mulher: o que é violência de gêneros? abuso sexual contra a mulher: consequências físicas e psicológicas." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Viol%C3%AAncia-Contra-Mulher-o-Que-%C3%A9/263987.html.