VIODRARIA

524 palavras 3 páginas
VIDRARIAS DE LABORATÓRIO

INTRODUÇÃO
Vidraria de laboratório refere-se a uma grande variedade de equipamentos que é de uso geral onde cada uma tem finalidade específica de acordo com formato e material. Podendo ser ele de Borossilicato ou Polietileno,(âmbar ou cristal).

MATERIAIS E DESENVOLVIMENTO
-Béquer: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
-Erlenmeyer: Utilizado em titulações, aquecimento de líquidos e para dissolver substâncias e proceder reações entre soluções
-Balão fundo redondo e fundo chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases.
-Balão volumétrico fundo chato e redondo: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório
-Proveta: Serve para medir e transferir volumes de líquidos
-Frasco kitassato: Utilizado em conjunto com o FUNIL DE BUCHNER em FILTRAÇÕES a vácuo.
-Bureta: Aparelho utilizado em análises volumétricas
-Placa de Petri: Peças de vidro ou plástico. Utilizadas para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para reações em escala reduzida.
-Placa escava: placa utilizada para reações antígeno-anticorpo em VDRL.
-Tela de amianto: Suporte para as peças a serem aquecidas. A função do amianto é distribuir uniformemente o calor recebido pelo BICO DE BUNSEN.
-Tripé de ferro: Sustentáculo para efetuar aquecimentos de soluções em vidrarias diversas de laboratório. É utilizado em conjunto com a TELA DE AMIANTO.
-Funil buchener: Utilizado em filtrações a vácuo
-Pinça de madeira e aço: Usada para prender e manipular objetos aquecidos.
-Suporte e Estante para tubo de ensaio: É usada para suporte dos TUBOS DE ENSAIO.
-Pisseta ou Frasco lavador: Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.
-Funil haste longa e curta: Usado na

Relacionados