ViniTrabalho

1290 palavras 6 páginas
Introdução

Vinícius de Moraes 1913-1980 foi um poeta, diplomata, compositor musical, dramaturgo e jornalista. Compôs músicas em parceria com Baden Powell, Toquinho e Chico Buarque e Tom Jobim. Com este último, criou canções conhecidas como Garota de Ipanema e Eu Sei que Vou te Amar. Como poeta, escreveu um dos poemas mais lidos e comentados, o Soneto da Fidelidade.
Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes
Viveu toda a sua infância no Rio, tendo nascido no bairro da Gávea, aos três anos se mudou para Botafogo para morar com as avós e estudar na Escola Primaria Afrânio Peixoto. Foi também na sua infância que escreveu seus primeiros versos. Em 1924 entrou para o Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde cantava no coro da igreja e montava pecinhas de teatro.

Onde desenvolveu suas habilidades musicais. Em 1929, entrou para o curso de Direito da Faculdade de Direito do Catete, onde se graduou em 1933. Publicou “O Caminho para a Distância”, seu primeiro livro de poesia Em 1935, recebeu o prêmio Filipe d’Oliveira pelo livro Em 1935, seu livro Forma e exegese. Em 1936, empregou se como censor cinematográfico, representando o Ministério da Educação e Saúde. Dois anos depois, em 1938, ganhou bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford, e nesse ano publicou os Novos poemas. Com o inicio da Segunda Guerra Mundial, retornou ao Rio de Janeiro.

Nos anos seguintes publicou ainda muitos poemas e ficou conhecido como um dos Poetas Brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira. Atuou também no campo musical, fazendo parceria com cantores e compositores brasileiros, e por fim tornou-se também cronista. Produziu os sonetos mais conhecidos da Literatura Brasileira, e escreveu ainda alguns poemas infantis em meados de 1970. Vinícius de Moraes Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de Setembro de 1980.
Disse Carlos Drummond de Andrade:

Relacionados