vinicius de morais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GIRO ESPECIAL DA VIDA E OBRA DE VINICIUS DE MORAES

VIDA:
Vinicius de Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Filho de pais já artistas, em 1916, iniciou os seus estudos na Escola PrimáriaAfrânio Peixoto que logo despertou interesse pelas poesias. Em 1922, a sua mãe adoeceu e a família de Vinicius mudou-se para a Ilha do Governador, ele e sua irmã Lygia permaneceram com o avô, emBotafogo, para terminar o curso primário.
Em 1924, Vinicius de Morais, ingressou para o colégio Santo Inácio, onde começou fazer parte do coral e montar pequenas peças de teatro. Tornou-se amigo dosirmãos Haroldo e Paulo Tapajós, com os quais começa a compor. Com eles, e alguns colegas do colégio, forma um pequeno conjunto musical que atua em festinhas, em casas de famílias conhecidas. Compõe, no anoseguinte, com os irmãos Tapajós, "Loura ou morena" e "Canção da noite", que têm grande sucesso.  Nessa época, namora invariavelmente todas as amigas de sua irmã Laetitia. 
Em 1929, concluiu o ginásio eno ano seguinte, ingressou na Faculdade de Direito do Catete, hoje Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) sem vocação especial. conheceu e tornou-se amigo do romancista Otavio Faria, que o incentivouna vocação literária e, publica seu primeiro livro, O caminho para a distância, na Schimidt Editora.
Três anos depois, substitui Prudente de Moraes Neto como representante do Ministério da Educaçãojunto à Censura Cinematográfica. Publica, em separata, o poema "Ariana, a mulher". Conhece o poeta Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dos quais se torna amigo. E mais tarde, é agraciado comuma bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas na Universidade de Oxford.
Conhece, então, na casa de Augusto Frederico Schmidt, o poeta e músico Jayme Ovalle, de quem setornaria um dos maiores amigos e Vinicius já começa a se mostrar um poeta sensual e lírico, mas, como ele próprio disse, um "poeta do cotidiano".
No ano seguinte, casa-se por procuração com Beatriz...
tracking img