Vinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
África do sul

Com uma história que remonta a mais de 300 anos atrás, os vinhos sul africanos refletem as tradições do Mundo Antigo, mas são também influenciados pelos estilos contemporâneos do Mundo Novo.
Esta rara combinação ajuda a explicar a crescente popularidade internacional de vinhos sul africanos nos últimos anos.
Cape Town é a porta de entrada para a região das vinícolas SulAfricanas.
O clima mediterrâneo, com verões mornos e chuva de inverno, combinado com um solo rico, assegura o crescimento de videiras fortes e saudáveis. São cultivados mais de 100 000 hectares de vinhedos e vinhos em mais de 340 adegas de vinho e propriedades.
Variedades de uva de vinho branco incluem Chenin Blanc, Colombard, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Semillon. Entre os vinhostintos estão Cabernet Sauvignon, Pintoage (uma variedade que é quase exclusiva à África do Sul), Merlot, Shiraz e Pinot Noir.
Em 1973, as terras de vinho da África do Sul foram divididas numa série de regiões oficiais, distritos e bairros. O Cabo da África do Sul orgulha-se de cinco regiões de vitivinicultura, o Coast, o Olifants River, Boberg, Breede River Valley, e Klein Karoo.
áfrica do sulnunca teve seu processo de fabricação de vinho interrompido, dessa forma, a áfrica do sul é provavelmente o país do novo mundo que tem a maior tradição de vinho initerrupta.
Sétimo produtor mundial da bebida. Vinícola importante para a economia do país: cerca de 4 mil produtores de uvas viníferas, abastecendo em torno de 400 vinícolas particulares e 59 grandes cooperativas de produção. Consumointerno não é muito alto.
Lá, os vinhedos são chamados de fazendo de vinho. Stellembosch, maior centro vinícola do país.

Itália

Os gregos na antigüidade denominavam a Itália Enotria (terra do vinho). A Itália é o líder mundial de vinho, produz e consome mais vinho que qualquer outro país no mundo. Há 1,2 milhões de vitivinicultores italianos e o consumo per capita é de 104 litros por pessoa.Os vinhos italianos correspondem a 60% dos vinhos importados pelos EUA e os vinhos também são exportados para a Alemanha e para a França.
É um dos berços e o mais importante polo disseminador da cultura enológica (cultura que estuda os vinhos) pelo mundo ocidental.
A vitivinicultura italiana é uma das mais antigas do mundo, e com certeza a mais fortemente arraigada na cultura popular.
•Classificação dos vinhos italianos:
• Vinho da Tavola - vinhos de qualidade inferior
• Indicazione Geografica Tipica (IGT) - vinhos de mesa elaborados em regiões geográficas específicas.
• Denominazione di origine controllata (DOC) - atribuída aos vinhos provenientes de cerca de 300 regiões vinícolas delimitadas que podem ser um pequena área, província ou uma área geográfica ainda maior.
•Denominazione Di Origine Controllata e Garantita (DOGG) - abrange os melhores vinhos da Itália.
• Os fora-da-lei - apelidados de 'os fora-da-lei' por não se enquadrarem nas normas DOC e DOGG.
• Categorias especiais - não tem relação com qualidade, mas apenas com uma característica específica de diferencia um vinho de outro.

Brasil

Os vinhos brasileiros têm a cara do Brasil. Nenhum outro Paísno mundo possui tanta diversidade em um só território.
No sul e sudeste, a produção é semelhante às clássicas regiões vitivinícolas européias, com uma colheita por ano (no verão) e um período de repouso dos vinhedos (no inverno). No nordeste, na semi-árida região do Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, surgiu uma novidade, as colheitas sucessivas durante o ano. Em SantaCatarina, ainda há os vinhos de altitude, com temperaturas extremamente baixas, e a possibilidade de colher uvas no gelo. Imaginem só, tudo isso no Brasil.
Esta diversidade é única no mundo. Em um só País, vários sabores, aromas e diferentes peculiaridades podem ser encontradas, dependendo da região onde o vinho é elaborado. As diferentes características de clima, solo, tipos de uvas, sistemas de...
tracking img