Vinhos kosher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O suco de uva é somente um dos líquidos naturalmente doces com que nossos antepassados aprenderam a fazer bebidas alcoólicas. A uva mostrou-se idealmente adequada ao desenvolvimento de uma família diversificada de bebidas alcoólicas. A videira é uma planta altamente produtiva e capaz de adaptar-se à larga variedade de solos e climas. Seus frutos contêm uma quantidade significativade um ácido incomum chamado ácido tartárico, que poucos microorganismos metabolizam e que favorece o crescimento de leveduras. As uvas maduras possuem tal quantidade de açúcar que as leveduras conseguem produzir álcool suficiente para inibir a multiplicação de quase todos os outros microorganismos. E por fim, são frutas que apresentam em cores impressionantes e com os mais diversos sabores. Graçasa essas qualidades, a uva é a fruta mais plantada no mundo e 70% da produção anual são usados para fazer vinho. (MCGEE, 2011)












O VINHO
O vinho é uma bebida alcoólica obtida através da fermentação do mosto da uva sã e madura, por meio de leveduras chamadas Saccharomyces cerevisiae. É também, uma das bebidas mais nobres e antigas do mundo, tendo referências de suaexistência desde 3000 anos a.C. O vinho é produzido em quase todos os países do mundo, mas os melhores são elaborados em alguns países europeus, como Portugal, França, Espanha, Alemanha e Itália. Os países que produzem a maior quantidade de vinhos são França, Itália e Espanha, e os maiores consumidores são frança, Itália e Portugal. (PACHECO, 2008). A qualidade do vinho depende basicamente dotipo de uva utilizado na sua elaboração e da tecnologia empregada. Existem basicamente dois grandes grupos de uvas: Vitis vinifera, para vinhos finos de mesa, e Americanas para vinhos comuns de mesa. Os vinhos de mesa podem ser brancos, tintos ou rosados, e secos, demi-secs, suaves ou doces. Alem dos vinhos de mesa, há também os chamados vinhos especiais, como os vinhos espumantes (champagne), osfortificados (Porto) e os compostos (vermouth). (PACHECO, 2008). O maior componente do vinho é a água, correspondendo a cerca de 80% de seu volume. Os açucares da uva são glicose e frutose. A glicose é a primeira a participar da fermentação, e no final, onde há açúcar residual, é quase todo frutose. (SANTOS, 2006) o vinho é considerado uma bebida saudável, complemento alimentare a melhor bebida para acompanhar uma refeição. O teor alcoólico dos vinhos de mesa e espumante é de 10 a 13 ºGL, dos fortificados de 18 a 22 ºGL e dos compostos de 16 a 18 ºGL. (PACHECO, 2008).

A história do vinho
Não se sabe há quanto tempo o homem começou a fazer vinho, mas como foram encontradas sementes de uva em cavernas pré-históricas da Ásia ocidental, calcula-se que essa bebidaseja muito mais antiga que a escrita. (AMARANTE, 2005). Os indícios mais antigos de que dispomos acerca da existência do vinho, jaz nos fundos de um jarro encontrado no oeste do Irã e datado de 6000 a.C. A partir de 3000 a.C., o vinho já era mercadoria importante na Ásia Ocidental e no Egito. Tanto as uvas silvestres quanto os primeiros vinhos eram tintos, mas os egípcios tinham umavideira mutante que dava frutos claros e fizeram vinho com estes. Fermentavam o suco da uva em grandes jarros de argila. No devido tempo, o conteúdo do jarro era experimentado e classificado e os próprios jarros eram marcados, tampados e selados com lama. O vinho podia envelhecer por anos e anos nesses recipientes à prova de ar. Muitas ânforas encontradas nas tumbas dos faraós têm rótulos que indicam adata de produção, a região em que o vinho foi feito e, às vezes, o nome e uma breve descrição do produtor. (MGGEE, 2011). As pesquisas arqueológicas mostram qual foi a rota da difusão do vinho. Do seu local de origem, na Ásia Menor, alastrou-se primeiramente pelo Oriente Médio e depois pelo Norte da África (Egito) e por todo o Mediterrâneo, onde os gregos desenvolveram o culto de...
tracking img