Vincent van gogh - analise da obra "passeio ao crepúsculo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao analisar o quadro “Passeio ao Crepúsculo” de Vincent Van Gogh, é necessário lembrar que os motivos de Van Gogh têm grande afinidade com as imagens escolhidas, buscando assim expressar a suapercepção do espírito e da natureza.



Em suas palavras, “não é muito mais belo, glorioso e magnífico imaginar as árvores da floresta a arder em direção aos céus como tochas da alma, do que velasapenas como focos de luz que iluminam a escuridão dos nossos fornos? Será por isso que atingem aquela altura imponente? O próprio sol não pode iluminar o mundo se não tiver almas que se apercebam dasua luz.”

Vemos, nessa citação que para Van Gogh a paisagem não se resumia à aparência, mas sim indicava a conexão de todas as coisas, que dão base à vida.

Olhando o quadro, percebemos que, sepor um lado, as pessoas estão integradas à natureza, como queriam os românticos, Van Gogh deu um passo a mais.

Para o pintor a natureza também está integrada aos seres humanos, já que seuselementos expressam categorias da alma. Dessa maneira o pintor busca superar a contradição imposta pelo racionalismo entre sujeito e objeto, observador e observado. Ele busca uma síntese onde o que eledenominava de “forças da alma estão presentes tanto no homem como na paisagem”.

As camadas de tinta que se sobrepõem integram os elementos da pintura no mesmo ritmo, o céu se mostra com umredemoinho que pode simbolizar a condição interiro dos personagens na tela.

As cores fortes da paisagem demonstram a intensidade de sentimentos que o artista buscava expressar. A correspondênciaentre o amarelo no vestido da mulher e o amarelo do céu, assim como o azul na roupa do homem também presentes nas montanhas, sugere uma associação entre elementos e sentimentos, entre pesos e texturas,onde o homem e a montanha representam o real, o fixo, o racional, e a mulher representa o céu, a imaginação, o sonho, os ciclos da natureza.

Já o verde da paisagem, perpassa a figura de...
tracking img