Vim falar sobre trabalhos ou nao hein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA

DE

EXERCÍCIOS

BIOLOGIA – ECOLOGIA

1

Exercícios de Ecologia
01) Quando se estuda o ciclo do nitrogênio, verificase que os seres que devolvem este elemento à atmosfera são bactérias particularmente denominadas A) nitrificantes. B) ferrosas. C) sulfurosas. D) denitrificantes. E) simbiontes. 02) Os estudos que visam à proteção do fitoplâncton marinho são muito importantes para apreservação da vida em nosso planeta. A destruição desse tipo de plâncton atingiria a cadeia alimentar marinha justamente ao nível dos A) consumidores primários. B) produtores. C) consumidores secundários. D) consumidores terciários. E) decompositores. 03) Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimentode outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o A) mutualismo. B) comensalismo. C) saprofitismo. D) amensalismo. E) neutralismo. 04) Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonização por seres vivos, os que irão chamar nossa atenção, em primeiro lugar, serão A) os líquenes. B) os musgos. C) as diatomáceas. D) assamambaias. E) as gramíneas.

A) os decompositores são organismos autotróficos, uma vez que produzem sua própria energia. B) a matéria inorgânica liberada pela ação dos decompositores será aproveitada pelos organismos produtores, que são autotróficos. C) a matéria inorgânica liberada pela ação dos decompositores será aproveitada pelos organismos produtores, que são heterotróficos. D) os organismosdecompositores são autotróficos e alimentam-se exclusivamente de matéria viva, liberando, pelo seu metabolismo, a matéria inorgânica. E) os organismos produtores têm a capacidade de transformar a energia luminosa em química, utilizando, para tanto, matéria orgânica. 06) Em condições naturais, bactérias do gênero Rhizobium vivem há milênios em estreita relação ecológica com plantas leguminosas.Podemos afirmar que as duas espécies se beneficiam numa relação obrigatória, em que a sobrevivência de uma depende da outra. Este tipo de relação interespecífica é conhecida como A) comensalismo. B) protocooperação. C) inquilinismo. D) mutualismo. E) amensalismo. 07) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembrode 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado A) pelo efeito estufa. B) pelo aumento na emissão de CO2. C) pela diminuição das reservas de petróleo. D) pelas queimadas das áreas vegetais. E) pelos buracos na camada deozônio. 08) As nações do mundo têm discutido a possibilidade de os países ricos e poluidores pagarem impostos aos países em desenvolvimento que mantiverem e/ou plantarem florestas. Esta seria uma maneira de amenizar a contribuição dos países poluidores para o “efeito estufa” (fenômeno responsável pelo aquecimento da Terra) pois as plantas, ao crescerem, retiram da atmosfera o principal elementoresponsável por esse efeito. O elemento ao qual o texto acima se refere faz parte do ciclo A) do nitrogênio. B) do carbono. C) do fósforo. D) da água. E) do ozônio.

05) A análise do corretamente que

esquema

permite

afirmar

PROF. THIAGO “DEXTER”

ALTERNATIVA

CIDADÃ

LISTA

DE

EXERCÍCIOS

BIOLOGIA – ECOLOGIA

2

INSTRUÇÃO: Responder à questão 09 analisando os dados fornecidos no gráfico abaixo.09) O gráfico apresenta o número de indivíduos de três populações de insetos (A: herbívoros; B: nectarívoros; C: carnívoros) que vivem em uma lavoura ao longo do tempo. A seta ( ) indica o momento da aplicação de um forte herbicida.

INSTRUÇÃO: Responder à questão 11 com base nas figuras abaixo, as quais ilustram uma única região ao longo dos anos.

Os dados apresentados no gráfico nos...
tracking img