Villa Cardílio

3313 palavras 14 páginas
Home
Log In
Sign Up
Parte superior do formulário

Type to search for People, Research Interests and Universities

Searching...
Parte inferior do formulário
10
Villa Cardílio: a Esculturamore by Luís Correia
" O presente trabalho de investigação centra-se nos dois exemplares de estatuária provenientes da uilla romana de Torres Novas, a Villa Cardílio. Tratam-se de uma estátua de Eros adormecido e uma pequena estatueta de barro. Este... more
" O presente trabalho de investigação centra-se nos dois exemplares de estatuária provenientes da uilla romana de Torres Novas, a Villa Cardílio. Tratam-se de uma estátua de Eros adormecido e uma pequena estatueta de barro.
Este trabalho pretende integrar os exemplares no seu contexto histórico, técnico e temporal, fazendo uma pequena alusão à situação histórica da cidade de Torres Novas, enquanto cidade romana, e à uilla propriamente dita. Sendo assim, o trabalho desenvolve-se em três partes lógicas: Torres Novas romana, a Villa Cardílio, e a Escultura na uilla.
Na primeira parte, são apresentadas as duas teorias relativas à fundação de Torres Novas.
Na segunda parte, é feita uma contextualização a nível histórico, económico, temporal e geográfico da uilla. Segue-se uma breve iniciação à descrição arquitetónica da uilla. Finalmente, são apresentadas algumas conclusões relativas ao trabalho arqueológico efetuado na uilla na segunda metade do século XX.
Na terceira parte, é feita uma pequena introdução à escultura romana em Portugal. De seguida, descreve-se e analisa-se o primeiro exemplar, a Estátua de Eros, numa perspetiva descritiva, técnica e histórica, integrando-a no contexto da uilla. Finalmente, descreve-se e analisa-se a pequena estatueta de barro, também numa perspetiva descritiva, técnica e histórica.
Da dissertação fazem ainda parte uma introdução e considerações finais, a bibliografia, e ainda um índice geral. "
More Info: Trabalho de investigação universitário
Research Interests:

Relacionados

  • Região - Torres Novas
    7957 palavras | 32 páginas