Vila nova artigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VILANOVA ARTIGAS
Costumava dizer que a arquitetura representa o direito humano à beleza. Foi na capital paulista que traduziu - quase sempre em concreto armado - essa filosofia, tornando-se expoentemaior da chamada escola paulista. Ajudou a fundar, em 1948, a Faculdade de Arquitetura... Durante toda a vida, João Batista Vilanova Artigas dedicou-se, com a mesma intensidade e brilho, a duasgrandes paixões: a arquitetura e o magistério. Nascido em junho de 1915 o paranaense de Curitiba foi o responsável por erguer em sua cidade natal, as primeiras manifestações da arquitetura modernista.Graduado engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em 1937, conviveu estreitamente com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena, a chamada famíliaartística paulista.
Ao lado de Lúcio Costa e Niemeyer, apostou na aplicação do pensamento arquitetônico moderno. Antes de moderno, no entanto, Vilanova Artigas era um grande humanista. Projetos como osdas estações rodoviárias de Jaú (1970) e Londrina (1951), o edifício residencial Louveira (1946-1949) e o Estádio do Morumbi (1953) atestam uma premissa seguida durante toda a sua trajetória: agenerosidade com espaços e com o homem coletivo.
João Vilanova Artigas (1915-1985) acreditava que a arquitetura era uma atividade a serviço do homemPara Artigas, a arquitetura deve ser entendida, acima detudo, como uma atividade criativa a serviço do homem.
Ajudou a fundar, em 1948, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, fazendo em 1962 uma ousada reforma curricular. Pelo feito recebeuprêmio da União Internacional dos Arquitetos. A profunda ligação com a FAU fez com que o arquiteto projetasse sua nova sede, em 1969. Ele acreditava que a concepção arquitetônica e as propostaseducacionais de um centro de estudos deveriam obrigatoriamente andar juntas. Foi também na USP que descobriu a vocação e a paixão pelo magistério. Lecionou por quase toda a vida com enorme entusiasmo,...
tracking img