VIGOTSKY

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos e contribuições e pressupostos.
Ludicidade é De acordo com Costa (2005) “a palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar e nesse brincar esta incluído os jogos, asbrincadeiras e a palavra é relativa também á conduta daquele que joga ,que brinca e que se diverte “.Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do serhumano e que ,por isso traz referenciais da própria vida do sujeito. Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha Bielo-Rússia, de uma família judaica, com boas condições econômicas o quepermitiu o Vygotsky uma formação solida com um tutor particular até iniciar o curso secundário.
Aos 18 anos matriculou se no curso de medicina em Moscou, más acabou cursando Direito,passou por varias áreas acadêmicas como Literatura, Historia da Arte, com seu pensamento inovador e sua intensa atividade deixou um legado de mais de 180 trabalhos (em 10 anos de estudas) naárea de Psicologia. Faleceu em 1934 de tuberculose.
Contribuições teóricas de Vygotsky.
1)O jogo é considerado um estimulo a criança no desenvolvimento de processos internos de construção doconhecimento e no ambiente das relações com os outros. O jogo propicia interações e atua na zona de desenvolvimento proximal.Para Vygotsky a atividade lúdica possui regras e uma situaçãoimaginaria, sendo assim o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo pôs o processo de vivenciar situações imaginaria leva a criança ao desenvolvimento do pensamento abstrato.2)Vygotsky defende que a criança precisa de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e o faz por meio da pratica da fantasia ,a imaginação ou o brinquedo é a primeirainteração da criança na âmbito cognitivo, que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento. O educador deve ampliar o repertorio cultural da criança.
tracking img