Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho

Páginas: 12 (2852 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
"Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho"

ANA CECILIA FREITAS

1.Como você relaciona as possíveis contribuições de cada uma das quatro vigilâncias no enfrentamento de situações semelhantes à de Ana na cidade?
De acordo com o Código Sanitário do Município de São Paulo (Lei 13.725, de 9 de janeiro de 2004) as ações de vigilância sanitária abrangem oconjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, inclusive o do trabalho, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS (Lei Federal 9782/99) é executado por instituições públicas da União, dos Estados, do DistritoFederal e dos Municípios, que exerçam atividades de regulação, normatização, controle e fiscalização na área de vigilância sanitária.
No âmbito da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA coordena o SNVS, fomenta a realização de estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições e elabora resoluções de proteção à saúde com validade para todo o território nacional.
No âmbito estadual,o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo - CVS-SP/SES regula e executa as ações conforme as necessidades e realidade do Estado de São Paulo.
No âmbito municipal, a Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA/SMS regula e executa as ações de acordo com as peculiaridades do município de São Paulo.
A COVISA, em 2004, através da sua Gerência de Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços deInteresse da Saúde, assumiu as ações de básica e média complexidade de vigilância sanitária.
Em 2005, as 25 Supervisões de Vigilância em Saúde – SUVIS, unidades descentralizadas da COVISA, iniciam sua atuação em Vigilância Sanitária.
Em 2007, a Gerência de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde assumi a execução de parte de alta complexidade.
Estratégias de Ação da VigilânciaSanitária:
• Regulamentação dos procedimentos de serviços e produtos de interesse da saúde: Através de propostas de elaboração de leis, decretos, portarias e normas técnicas que são embasadas nos riscos sanitários. Tem como objetivo estabelecer princípios, diretrizes e preceitos (em consonância com as legislações federais e estaduais), organizar serviços e práticas da vigilância em saúde, sendoferramenta necessária para o exercício das atividades de vigilância sanitária;
• Comunicação e Educação em Saúde: É componente essencial para fundamentar as ações e intervenções sobre os problemas sanitários encontrados em empresas e/ou estabelecimentos de assistência e de interesse da saúde. Objetiva a compreensão por estas empresas/ estabelecimentos das suas responsabilidades sanitárias e aconscientização e participação da sociedade;
• Articulação e Integração com diversos órgãos que atuam direta ou indiretamente com a saúde.

• Inspeção/ fiscalização: Sustenta as ações da Vigilância Sanitária, pois possibilita um conhecimento real dos problemas sanitários que afetam a saúde pública e, a partir dos aspectos observados, permite definir estratégias/ ações que promovam aadequação dos estabelecimentos, equipamentos e produtos de interesse à saúde, assim como o aumento da consciência sanitária dos responsáveis pelos serviços prestados.
As atividades de inspeção, exercidas pelas autoridades sanitárias, são priorizadas considerando o risco à saúde, geradas também a partir de denúncias ou solicitações de outros órgãos e organizadas conforme o Plano de Ação deVigilância Sanitária do município;
Autoridade Sanitária: Autoridade competente para o exercício das atribuições de saúde pública, com a prerrogativa de aplicar a legislação sanitária.
O Secretário Municipal da Saúde credencia, através de portaria, como autoridade sanitária, servidores públicos municipais de nível universitário, lotados na Secretaria Municipal da Saúde.
Legislação Relacionada à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vigilância do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho
  • Atividade 7 –vigilância do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho
  • pesquisa de campo sobre vigilancia em saude
  • O conceito de saúde e do processo saúde-doença
  • Conceitos Fundamentais No Campo Da Estrat Gia
  • Conceito de saúde e do processo saúde – doença
  • O conceito de saúde e do processo saúde-doença
  • CONCEITO FUNDAMENTAL E O DIFERENCIAL DO TURISMO DE SAÚDE.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!