"Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho"

ANA CECILIA FREITAS

1.Como você relaciona as possíveis contribuições de cada uma das quatro vigilâncias noenfrentamento de situações semelhantes à de Ana na cidade?
De acordo com o Código Sanitário do Município de São Paulo (Lei 13.725, de 9 de janeiro de 2004) as ações de vigilância sanitária abrangem oconjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, inclusive o do trabalho, da produção e circulação de bens eda prestação de serviços de interesse da saúde.
O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS (Lei Federal 9782/99) é executado por instituições públicas da União, dos Estados, do DistritoFederal e dos Municípios, que exerçam atividades de regulação, normatização, controle e fiscalização na área de vigilância sanitária.
No âmbito da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA coordena o SNVS, fomenta a realização de estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições e elabora resoluções de proteção à saúde com validade para todo o território nacional.
No âmbito estadual,o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo - CVS-SP/SES regula e executa as ações conforme as necessidades e realidade do Estado de São Paulo.
No âmbito municipal, a Coordenação de Vigilância emSaúde – COVISA/SMS regula e executa as ações de acordo com as peculiaridades do município de São Paulo.
A COVISA, em 2004, através da sua Gerência de Vigilância Sanitária de Produtos e Serviços deInteresse da Saúde, assumiu as ações de básica e média complexidade de vigilância sanitária.
Em 2005, as 25 Supervisões de Vigilância em Saúde – SUVIS, unidades descentralizadas da COVISA, iniciam suaatuação em Vigilância Sanitária.
Em 2007, a Gerência de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde assumi a execução de parte de alta complexidade.
Estratégias de Ação da Vigilância... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vigil%C3%A2ncias-Do-Campo-Da-Sa%C3%BAde-Conceitos/881888.html

MLA

"Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vigil%C3%A2ncias-Do-Campo-Da-Sa%C3%BAde-Conceitos/881888.html>.

MLA 7

"Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vigil%C3%A2ncias-Do-Campo-Da-Sa%C3%BAde-Conceitos/881888.html>.

CHICAGO

"Vigilâncias do campo da saúde: conceitos fundamentais e processos de trabalho." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vigil%C3%A2ncias-Do-Campo-Da-Sa%C3%BAde-Conceitos/881888.html.