Vigiar e punir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FRANCISCO DE ASSIS CÉZAR JÚNIOR

A FILOSOFIA TEM GRANDE VALOR PARA A SOCIEDADE?

Paripiranga
2011

FRANCISCO DE ASSIS CÉZAR JÚNIOR

A FILOSOFIA TEM GRANDE VALOR PARA A SOCIEDADE?

Ensaio apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES como umdos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Filosofia e Ética do 1º período, sob a orientação do professor Cristiano Santiago.

Paripiranga
2011

A FILOSOFIA TEM GRANDE VALOR PARA A SOCIEDADE?

Francisco de Assis Cézar Júnior
Acadêmico do Curso de Educação Física - AGES

A Filosofia surgiu aos poucos, para tentar conhecer e dar respostas para os acontecimentos nomundo. Esse conhecimento surgiu, quando alguns Gregos, insatisfeitos com as explicações dadas até o momento, começaram a se perguntar e tentar responder a esses questionamentos, queriam entender tudo o que se passava através da razão, abdicando assim dos mitos e crenças religiosas da época . Portanto, o surgimento da Filosofia se deu no momento em que o ser humano buscou respostas racionais paraos acontecimentos da natureza e não mais na mitologia. Os primeiros Filósofos foram denominados de pré-socráticos, eles tinham exclusivo interesse voltado para desvendar os fenômenos da natureza. No decorrer dos tempos os filósofos passaram a se preocupar com os estudos do homem e sua ação na sociedade, não apenas com questões ligadas a natureza.
Nesse ensaio, pretendo mostrar de formaclara o quanto a Filosofia é importante para o nosso dia-a-dia e como ela nos ajuda a compreender o mundo de forma única. Como diz Marinoff, a Filosofia ajuda a resolver problemas do nosso cotidiano, hoje o Filósofo atua também com um consultor na resolução de problemas pessoais, sociais e profissionais cotidiano (2001, p.3). *** Dúvidas nas citações de livro traduzido.
Como vimos acima, aFilosofia surgiu dizendo não a crenças e mitos e também ignorando os preconceitos estabelecidos pelo senso comum, o patrono da Filosofia, Sócrates, afirmava que a grande verdade filosófica era dizer: “Sei que nada sei”. A Filosofia nos ajuda a compreender um mundo de outra forma, nunca nos da respostas concretas como a Religião e a ciência, mas nos faz refletir sobre tudo que acontece no mundo,tenta nos confortar, mas de maneira diferente, nos ensinando a se perguntar e duvidar de tudo, até da nossa própria mente. O biólogo DAWKINS ***(Livro Apredendo a Filosofar em 25 Lições p.164) diz que nossas mentes não são projetadas para trabalhar em nosso benefício. Já o Francês Renê Descartes, considerava que para se ter um conhecimento seguro sobre algo, precisamos duvidar, ele por sua vezdesconfiava de tudo que o fora ensinado, ele afirmava também que não se pode confiar em algo que já nos enganou anteriormente.
A grande maioria das pessoas acredita que a Filosofia é um tipo de conhecimento inútil e que não tem aplicação prática na nossa sociedade, mas como veremos não é bem assim, esse conhecimento é de extrema importância. No conhecimento científico a Filosofia aparece nomomento que indagamos algo, os cientistas procuram responder essas questões filosóficas, através de métodos e dando um resultado para aquela questão. A Filosofia é um conhecimento que fica entre a teologia e a ciência, o Filósofo Galês RUSSEL afirma que: ***Dúvidas citações de Artigo

“Todo conhecimento definido — eu o afirmaria — pertence à ciência; e todo dogmaquanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à teologia. Mas entre a teologia e a ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a filosofia”.

A Filosofia se empenha na tentativa de responder ao que a Ciência não consegue provar e o que a Teologia responde através de ensinamentos divinos (respostas vazias), mas aos...
tracking img