Viencia sussa

1211 palavras 5 páginas
gravitropismo geotropismo quimiotropismo tropismo positivo negativo seismonastismo ou tigmonastismo nicnastismo quimionastismo
TROPISMO
São movimentos de curvatura de órgãos vegetais, durante o crescimento, orientados em relação a um agente estimulante (luz, gravidade, etc.).
Quando o movimento é orientado no sentido do estímulo, o tropismo se diz positivo; quando orientado no sentido contrário ao estímulo, o tropismo se diz negativo.
Os caules crescem orientados para a fonte de luz. Então, apresentam fototropismo positivo.
TACTISMOS
Tactismo são movimentos de deslocamento orientados por um agente estimulante (luz ou produtos químicos).
NASTISMOS
São movimentos não orientados em relação à origem do estímulo. São movimentos globais que dependem da estrutura do órgão.
O mesmo acontece com a folha de Dionaae, plantas carnívoras cujo limbos se fecha durante a visita de um inseto.
O tactismo acontece quando ocorre movimento de todo o organismo, por exemplo, quando as algas buscam a luminosidade, aproximando-se ou afastando-se da superfície da água de acordo com o horário do dia.
Já os tropismos e nastismos se referem aos movimentos de órgãos das plantas. Diferenciam-se porque o tropismo depende da direção do estímulo (ex: o caule se curva para a luz que vem de uma janela), enquanto que o nastismo depende da intensidade do estímulo (ex: a flor da planta onze-horas abre suas pétalas no período em que a luz do dia é mais intensa e temperatura mais elevada). Pode-se dizer que os nastismos são movimentos reversíveis que se relacionam à curvatura da planta. Um bom exemplo de natismo é o caso da planta dormideira (Mimosa pudica), que fecha seus folíolos por meio de uma ação mecânica.
No tropismo, quando o movimento é realizado em direção ao estímulo, ocorre tropismo positivo; quando o movimento acontece em direção contrária ao estímulo natural, ocorre o tropismo negativo. Além disso, no tropismo acontece uma distribuição desigual de auxina entre os lados

Relacionados