Vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O vidro é um material rígido, não cristalino, de aspecto translúcido e geralmente transparente, que resulta da fusão, a alta temperatura, de uma mistura de óxido de sílicio, de umóxido de cálcio e de um carbonato de sódio ou de potássio.
O vidro é um tema de extrema importância, já que é uma matéria-prima muito utilizada em quase todos os aspectos das actividades humanas, em casa,na ciência, na indústria, e até mesmo na arte, pois pode ser ajustado às diversas finalidades.
O objectivo deste trabalho é saber mais sobre a matéria-prima que é o vidro, bem como as suasaplicações, utilidades e o seu processo no meio ambiente.

2. A descoberta do vidro
A descoberta do vidro está relacionada com a civilização fenícia.
Há cerca de 5000 a.C., consta-se que os fenícios aovoltarem à sua pátria, pararam às margens de um rio e pousaram os sacos cheios de natrão, carbonato de sódio que eles usavam para tingir lã.
Acenderam uma fogueira e utilizaram os pedaços mais grossosde natrão para apoiar os vasos onde iriam cozer os animais caçados. Nessa noite, adormeceram deixando a fogueira acesa e na manhã seguinte, quando acordaram, encontraram pedaços brilhantes etransparentes.
Estava assim, então dada a descoberta, acidental, do vidro.

Figura 1 - Os fenícios
3. Estrutura do vidro
Vidros, silicatos, assim como minerais, não são compostos por moléculas simples,mas por redes ligadas tridimensionalmente. A unidade básica da rede é a silica, no qual o átomo de silício está ligado a quatro átomos de oxigénio.

Figura 2 - Unidade básica da rede de sílica4. Composição do vidro
As matérias-primas que compõem o vidro são os vitrificantes, os fundentes e os estabilizantes.
A composição do vidro é muito variada, pois são feitas pequenas alterações paraproporcionar propriedades específicas, tais como índice de refracção, cor, viscosidade, entre outras.
O que é comum a todos os tipos de vidro é a sílica, esta que é a base do vidro.
Quanto...
tracking img