Vidro aplicado ao design de interiores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 75 (18547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice


Introdução
História
Tipologia
Fabricação
Metodologia de Execução
Exemplos de aplicação
Características Técnicas
Patologia
Normas Técnicas
Entrevista técnica
Referências Bibliográficas
Conclusão

Introdução

Os vidros estão massivamente presentes em nosso cotidiano, seja por meio de embalagens, nas esquadrias e fechamentos de nossas casas, naarte.
No nosso campo de atuação, ou seja, na design de interiores, inúmeras são as suas aplicações: podem garantir mais luminosidade, transparência, segurança, acabamento e decoração.
São encontrados no mercado em diversos formatos, composições, tipos e sob as mais variadas formas de produtos, contudo, sua escolha deve ser criteriosa. Na escolha deve-se observar e relacionar os mais diversos pontoscomo, por exemplo, tipo, funcionamento, dimensões, especificações do fabricante e aplicação a qual se destina, atentando-se sempre às normas técnicas correlatadas e se o fabricante possui certificações da ISO.



1 - História

Fenícios, egípcios, persas, romanos, bizantinos, chineses. São numerosos os povos que disputam o privilégio da descoberta e da fabricação do vidro na antigüidade.Embora não exista dados precisos, alguns historiadores afirmam que a descoberta do vidro ou cristal, como foi chamado, foi feita pelos fenícios em uma praia do Mediterrâneo, no litoral do Líbano atual, mais de 2000 anos antes da Era Cristã, quando estes improvisaram uma fogueira utilizando blocos de salitre e soda e, algum tempo depois, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que sesolidificava imediatamente
É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção de vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (>2000º C), e o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta intensidade.
Conforme pesquisas arqueológicas, o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos
antes da Era Cristã como mostram os objetos cerimoniais eadornos encontrados dentro de
tumbas de faraós, em pirâmides do Egito. Posteriormente, 100 a.C., os romanos produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, para confeccionar suas "janelas". Em 300 d.C. o imperador Constantino passou a cobrar taxas e impostos aos vidreiros, tamanha a difusão e importância (lucratividade) do produto.
Ainda na Era Cristã, próximo ao ano 100, as técnicas de fabricaçãose desenvolveram, quando os sírios inventaram a técnica do vidro soprado desenvolvendo a atividade vidreira, melhorando na qualidade e na diversidade dos produtos, principalmente na fabricação de frascos e garrafas, difundindo essa técnica pelo mediterrâneo, pela Europa ocidental e Oriente.
‘ Com essa difusão da atividade vidreira, diversas províncias e cidades do Império Romano se transformaramem centros de produção e comércio de utensílios domésticos, objetos de decoração, adornos, que eram mais fáceis de fabricar com a técnica do sopro em molde. O uso de vidros nas janelas era restrito as casas patrícias e as igrejas, devido a sua complexidade da produção naquela época
Entre 500 e 600 d.C., um novo método possibilitou a execução do vidro plano, por sopro de uma esfera e sua sucessivaampliação por rotação em forno (até o século XIX, a maior parte da produção do vidro foi feita por este sistema).
Posteriormente, por volta de 1300, o vidro moldado à rolo foi introduzido em Veneza (técnica vinda do Oriente, através das Cruzadas). Assim a ilha de Murano notabilizou-se e especializou-se na produção artística do vidro, tendo aparecido nesta época o cristal.
Ainda nesta data,descobre-se um novo processo: por sopro de cilindros (que foi revolucionária para a produção de vidros planos). Por ação simultânea de sopro e força centrípeta, originária da movimentação do cano, obtinha-se um cilindro (50 cm de diâmetro por até três metros de comprimento); que depois era colocado em um forno ("estendeira") e deixado para estender.
Da Idade Média em diante, a fabricação do vidro...
tracking img