INTRODUÇÃO:

A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve
geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais epessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado.
A prática da Química, seja a nível profissional ou deaprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções, serevitados, ou ao menos terem suas conseqüências minimizadas
Com relação ao laboratório, deve-se considerar se este foi projetado
para realização de atividades experimentais. Apesar do exposto, quando oprofessor decide pela experimentação, deve considerar aspectos relacionados à segurança, tais como regras de manuseio, acondicionamento e armazenagem de produtos químicos, além da disposição final deresíduos gerados. As aulas experimentais devem ser direcionadas para apresentar aos alunos a forma correta de agir no laboratório, minimizando possibilidades de acidentes.
As causas de acidentes emlaboratórios podem estar relacionadas com:
não conhecimento de normas de segurança, falta de clareza ou aplicação inadequada dessas normas, condutas impróprias, inexistência de supervisão e cobrança ouainda devido ao desrespeito consciente e intencional de procedimentos de segurança.
Uma ação focada no indivíduo não elimina as condições para um acidente. Muitas vezes, as normas são definidas econhecidas, mas não são cobradas, permitindo que pessoas hajam de maneira contrária à ideal e impregnem os demais. Por isso, faz-se necessário que a direção da instituição avalie constantemente aorganização em busca de falhas, apesar de a responsabilidade pela segurança ser, obrigatoriamente, compartilhada por todos envolvidos.
Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). Vidrarias e segurança no laboratorio. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vidrarias-e-Seguran%C3%A7a-No-Laboratorio/554416.html

MLA

"Vidrarias e segurança no laboratorio" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vidrarias-e-Seguran%C3%A7a-No-Laboratorio/554416.html>.

MLA 7

"Vidrarias e segurança no laboratorio." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vidrarias-e-Seguran%C3%A7a-No-Laboratorio/554416.html>.

CHICAGO

"Vidrarias e segurança no laboratorio." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Vidrarias-e-Seguran%C3%A7a-No-Laboratorio/554416.html.