Vidrarias e segurança no laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1984 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve
geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado.
A prática da Química, seja a nível profissional ou deaprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções, ser evitados, ou ao menos terem suas conseqüências minimizadas
Com relação ao laboratório, deve-se considerar se este foi projetado
para realização de atividades experimentais. Apesar do exposto, quando oprofessor decide pela experimentação, deve considerar aspectos relacionados à segurança, tais como regras de manuseio, acondicionamento e armazenagem de produtos químicos, além da disposição final de resíduos gerados. As aulas experimentais devem ser direcionadas para apresentar aos alunos a forma correta de agir no laboratório, minimizando possibilidades de acidentes.
As causas de acidentes emlaboratórios podem estar relacionadas com:
não conhecimento de normas de segurança, falta de clareza ou aplicação inadequada dessas normas, condutas impróprias, inexistência de supervisão e cobrança ou ainda devido ao desrespeito consciente e intencional de procedimentos de segurança.
Uma ação focada no indivíduo não elimina as condições para um acidente. Muitas vezes, as normas são definidas econhecidas, mas não são cobradas, permitindo que pessoas hajam de maneira contrária à ideal e impregnem os demais. Por isso, faz-se necessário que a direção da instituição avalie constantemente a organização em busca de falhas, apesar de a responsabilidade pela segurança ser, obrigatoriamente, compartilhada por todos envolvidos.
Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais, oaluno deve também aprender a função e o manuseio de equipamentos presentes em um laboratório.
As informações sobre vidrarias e equipamentos são de suma importância para fornecer ao estudante um conhecimento básico que certamente influenciará nos métodos experimentais de cada atividade prática. Sem as vidrarias e equipamentos, os laboratórios seriam de pouca serventia, portanto é essencial ter umapanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo para que servem e como utilizá-los.

OBJETIVO:

Conhecer as normas básicas de segurança e procedimento em um laboratório;
Conhecer os materiais de laboratório mais importantes e seu uso.




Resultado e Discussão:

Regras Básicas de Segurança:

▪ Use os óculos protetores de olhos, sempre que estiver no laboratório.
▪ Usesempre guarda-pó, de algodão com mangas compridas.
▪ Aprenda a usar extintor antes que o incêndio aconteça.
▪ Não fume, não coma ou beba no laboratório.
▪ Não jogue material insolúvel nas pias. Use um frasco de resíduo apropriado.
▪ Não jogue resíduos de solventes nas pias. Resíduos de reações devem ser antes inativados, depois armazenados em frascos adequados.
▪ Em caso de acidente, mantenha acalma, desligue os aparelhos próximos, inicie o combate ao fogo, isole os inflamáveis, chame os Bombeiros.
▪ Não entre em locais de acidentes sem uma máscara contra gases.
▪ Ao sair do laboratório, o último desliga tudo, e verificando se tudo está em ordem.
▪ Trabalhando com reações perigosas, explosivas, tóxicas, ou cuja periculosidade você não está bem certo, use a capela, o protetor acrílico(Shield), e tenha um extintor por perto.
▪ Nunca jogue no lixo restos de reações.
▪ Realize os trabalhos dentro de capelas ou locais bem ventilados.
▪ Em caso de acidente (por contato ou ingestão de produtos químicos) procure o médico indicando o produto utilizado.
▪ Se atingir os olhos, abrir bem as pálpebras e lavar com bastante água. Atingindo outras partes do corpo, retirar a roupa...
tracking img