Vidrarias para laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vidrarias de Laboratório
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, asvidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metalpodem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.


1 Tubo de Ensaio -Nelepodem ser feitas reações químicas em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.


2 Balão De Fundo Chato
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções,ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé e a manta aquecedora.

3 Proveta ou Cilindro Graduado Usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos.Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml. Não pode ser aquecida.



4 - Pipeta Volumétrica - Usada para medir e transferir volume de líquidos, não pode ser aquecida, pois possui grandeprecisão de medida.



5 - Pipeta Cilíndrica - Utilizada para medir pequenos volumes, mede volumes variáveis de líquidos e não pode ser aquecida
6 Vidro âmbar Permitem guardar as soluções paraarmazenamento. Nos frascos de cor âmbar são colocadas as substâncias que se decompõem em presença da luz.


7 Cadinho -Geralmente é feito de porcelana. Serve para calcinação (aquecimento a seco emuito intenso) de substâncias. Poder ser colocado em contato direto com a chama do bico de Bunsen.

8 Funil de Decantação – É utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através dadecantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade.
9 Pinça de Madeira - Utilizada para segurar tubos de ensaio em aquecimento, evitando queimaduras nos dedos.


10 Vidro de...
tracking img