Videogame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I - O videogame

1.1. O que é o videogame e um jogo e fliperama?
O vídeo é uma caixa. Geralmente em formatos retangulares que quando conectado a sua televisão é capaz de reproduzir imagens interativas, ou seja, você controla a ação. Ou seja, vídeo game é uma forma de arte expressiva e representativa.
Jogo são as imagens que você controla onde aparecem na sua televisão quandoconectadas ao videogame por meio de um cartucho ou cd.

1.2. Como surgiu?

O primeiro jogo surgiu durante a guerra-fria por um físico chamado Willy Higinbotham, que havia trabalhado na criação da bomba atômica, transformou duas linhas e uma bola em uma experiência interativa chamada de TennisForTwo (tênis para dois). Este jogo foi criado apartir de um osciloscópio.
Porém WillyHiginbotham não o patenteou.

Figura 1- tenis para dois

1.3. O primeiro jogo!
O primeiro jogo patenteado foi Spacewar, desenvolvido em 1961 por Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen, que foram inspirados nos livros de ficção científica do autor E.E. "Doc" Smith.

1.4. O joystick

O joystick surgiu originalmente como controle de aeronaves e elevadores. Sua invenção éoriginalmente atribuída ao piloto francês Robert Esnault-Pelterie.
O primeiro joystick da Atari, desenvolvido para o Atari 2600, foi um dos primeiros joystick digitais, composto por um simples "fire button", conectado viaconector DE-9, suas especificações eletrônicas serviram como base para muitos anos. Nas construções de Joystick, foram frequentemente usados como controladores nas primeiras e segundasgerações de games.

1.5. A patente do videogame

O primeiro videogame foi criado por Ralph Baer, o nome deste videogame é o Magnavox Odyssey 100 que surgiu em 1972. Fabricado pela Philips holandesa.

Figura 2- Magnavox Odyssey 100

Odyssey 100 foi o primeiro videogame a utilizar cartuchos. Forma produzidos 12 cartuchos com a maioria relacionada a esportes.

Figura 3- jogos Odyssey100
1.6. O primeiro console programável

Este console surgiu em 1976 com o nome de Channel F., ele foi o primeiro console onde o usuário era capas de trocar os jogos que eram colocados em cartuchos.
Porém sua qualidade era muito ruim e não foi muito vendido então só foram produzidos 26 jogos.

CAPÍTULO II - Empresas

2.1. Atari
A Atari foi fundada em 1972 por Nolan Bushnell e seuamigo Ted Dadney, neste mesmo ano a empresa começou a reproduzir as maquinas do jogo Pong.
Seu logotipo apesar de muitos falarem que é a representação do monte Fuji, esta errado sua origem vem pelo seu criador chamado George Oppermen tinha em mente em fazer algo que lembra-se a primeira letra do nome da empresa e que fosse baseado também em seu primeiro grande sucesso o jogo Pong.

Figura 4 -simbolo Atari
Durante a década de 70 Nolan Bushnell vendeu a empresa para Warner, porem como Nolan comandava a empresa de uma maneira diferente ao vender sua empresa Nolan começou a questionar seus patrões então foi despedido.
O primeiro console da Atari foi o Atari VCS produzido em 1977, porem este console era caro demais então foi produzido o Atari 2600 o maior sucesso.

Figura 5 - Atari2600
Seus próximos consoles como o Atari 5200 e Atari 7800 terem mais recursos visuais e auditivos, eles não foram tão aclamados quanto o Atari 2600.
O fim da Atari?!
A Atari em 1985 foi dividida e passou por varias outras empresas até chegar nas mãos da Infogames, que hoje é conhecida como Atari mais uma vez.

2.2 – Nintendo
A Nintendo foi criada em 1889 no Japão pelo Fusajiro Yamauchi paravenda de cartas de um jogo japonês. Em 1950 seu bisneto Hiroshi Yamauchi fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens.

Figura 6 - Nintendo
Porém sua participação nos videogames começou também na década de 70 com a fabricação de fliperamas com a ajuda de Gunpei Yokoi. Mas seus fliperamas não emplacavam nos EUA.
Em 1977 Shigeru Miyamoto começou a criar um...
tracking img