Video games

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
| |CIn – Centro de Informática |
| |Graduação em Ciência da Computação|















Mercado de Jogos














Paulo Sérgio Ruiz Del Aguila














RECIFE, 2 de fevereiro de 2007
Resumo

Esta monografia apresenta um breve estudo sobre o mercado de jogos. Será abordado como tema principal, o mercado no Brasil e no exterior.Também serão apresentadas estatísticas de mercado de jogos e as perspectivas para o futuro. Será dada ênfase ao mercado dos três maiores produtores de consoles: Nintendo, Sony e Microsoft.



















Sumário

1 – Introdução 1
2 – Um breve histórico sobre jogos de consoles 2
3 – O mercado de Jogos 4
3.1 Ciclo de produção 4
3.2 No exterior 5
3.3 No Brasil 53.4 A Nova Geração 5
3.5 Perspectivas para o futuro 5
4 – Conclusão 7
Referências Bibliográficas 8









































1 – Introdução


A indústria dos games é a que mais cresce no mundo do entretenimento, superando em rendas a indústria do cinema. As previsões são as melhores possíveis, com estudos que indicam umcrescimento recorde até 2010.
Esse crescimento no mercado de jogos se deve ao avanço no desenvolvimento e aos maiores investimentos nessa área. Hoje em dia, um game tem um custo muito alto, e consequentemente tem um retorno maior ainda. A indústria do cinema já percebeu isso e a tendência é caminhar de mãos dadas com o mercado de jogos, criando franquias de sucesso, associando um jogo ao filme.E o Brasil não está de fora desse mercado, se bem que ainda possui números modestos se comparado aos grandes centros. Isso se deve basicamente à pirataria, que estagna o crescimento do mercado de jogos do país, dando prejuízos de altas cifras. Mas o mercado em potencial do Brasil não pode ser ignorado, e é o que as grandes empresas desenvolvedoras de jogos estão percebendo, tentando adentrar nodifícil mercado brasileiro, dificuldade esta devida à alta tributação e a pirataria.
Nesta presente monografia abordaremos uma compilação da história dos games, que será descrito no capítulo 2, as etapas de desenvolvimento dos jogos, o aumento enorme do mercado e o impacto da nova geração de consoles na indústria de entretenimento. Também serão relatadas as perspectivas para o futuro. Essestemas estão contidos no capítulo 3.



2 – Um breve histórico sobre jogos de consoles

[1] Trinta de julho de 1961. O jogo eletrônico Spacewar! era desenvolvido por um grupo de estudantes do MIT, em um enorme computador que custava milhões de dólares. Logicamente o intuito não era ganhar dinheiro com o jogo, pois computadores naquela época tinham preços exorbitantes. O jogo foidesenvolvido para demonstrar as capacidades do computador TX-0, e criar um ambiente interessante e interativo. Assim o primeiro jogo era criado.
Em 1971, Nolam Bushnell, considerado o pai do videogame, cria o Computer Space adaptando o jogo Spacewar! para a máquina. A experiência dá certo e ele passa a vender a novidade. Mais tarde, Bushnell fundaria a Atari. Sucessos como Pong, da própria Atari eTank, da rival Kee Games são criados.
No Natal de 1977, a Atari desenvolve o VCS (Vídeo Computer System) mais tarde rebatizado de Atari 2600 e lança nos EUA por U$249,95. Este é o primeiro console programável com jogos em cartucho da Atari. As vendas são um tremendo sucesso. No ano seguinte uma futura gigante, a Nintendo, entra no mercado de jogos lançando um arcade chamado Computer...
tracking img