VIDEO 1 REVOLU O INDUSTRIAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Industrial e conseqüência direta no plano ideológico dessa revolução: O socialismo

Inventos que caracterizam a rev. industrial, cujo conceito é uma serie de transformações, a energiafísica em mecânica, o trabalho da manufatura é passado a ser feito em fabricas, conjuntos de transformações é designado a revolução industrial.
- broma hidráulica;
- tear hidráulico;
- locomotiva avapor;
- barco a vapor.

Inglaterra: berço da revolução industrial e condições que possuía para isso:

- acúmulo de capitais: pois a Inglaterra foi a nação que mais se beneficiou no processo de acumulaçãode capitais do mercantilismo, a partir de uma exploração colonial da América do norte,a Inglaterra se enriquece,. Levando em conta o período de Oliver Cromwell que ajudou no processo de acumulação decapital.

- estado liberal: Revolução gloriosa, pois no final do sec. XVII começo do séc. XVIII, a Inglaterra era a única nação onde a burguesia ocupava o poder político. ( revolução gloriosa,estado liberal burguês)

- Mao de obra disponível: resultado de processo de cercamentos (Enclosure Acts), substituição da agricultura pela pastagem. Quando falamos de agricultura precisamos de umdeterminado numero de mao de obr, pessoas ligadas ao campo. E quando falamos de pastagem e cercamos o campo - daí o nome Lei dos Cercamentos – para colocar as ovelhas, n é preciso mais de um número determinadode pessoas, ocorre um êxodo rural. Os exilados, aqueles que perderam as terras, vão ate a cidade e se transformam em forma de trabalho para a industria. Industria essa, que em seu primeiro momento,tinha como força motriz, o vapor, daí a importância da jazidas.
- jazidas de carvão.

Essa revolução industrial, esse industrialismo, passa por 2 etapas. A primeira fase da revolução que vai selimitar na Inglaterra e a segunda fase que é a difusão desse processo.

1ª Etapa da industrialização:

- século XVIII: Inglaterra;

- Capitalismo concorrencial;

- Setores têxtil, siderúrgico e...
tracking img